Codesal alerta cidadãos sobre condições climáticas através de SMS

Com a frente fria instalada em Salvador neste final de semana e as fortes chuvas que já atingem a capital baiana, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) segue permanece em esquema de plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. Além disso, o órgão tem utilizado o serviço de mensagem de texto (SMS) enviado para o celular, onde o cidadão recebe informações sobre situações de risco que podem ser provocadas, principalmente, pelo período chuvoso.

Na manhã desta sexta-feira (3), por exemplo, a Codesal enviou uma mensagem sobre a mudança de nível de atenção para nível de alerta, devido ao risco alto para deslizamento de terra. A avaliação é feita pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

“O serviço beneficia, sobretudo, os moradores de áreas de risco. Por meio do SMS, mais pessoas poderão se informar com precisão sobre a previsão do tempo e alertas referentes ao mau tempo que podem ocasionar desastres naturais”, destaca o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. Para receber as informações, basta enviar uma mensagem de celular para o número 40199, informando o CEP de residência. O serviço é gratuito.