Codesal capacita voluntários para prevenção de desastres no próximo dia 2

Criado: 22 Agosto 2022

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) promove a quarta edição da Capacitação de Voluntários em Ações de Prevenção neste ano de 2022. A atividade acontece no próximo dia 2, das 8h às 12h30, no auditório da sede do órgão, localizado na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). Os interessados podem se inscrever através do link http://encurtador.com. br/jvLRX.

A formação, que é gratuita e certificada, se divide em quatro módulos. O primeiro trata da Defesa Civil Institucional, momento em que os participantes conhecem os serviços prestados pela Codesal, como as vistorias, o centro de monitoramento das áreas de risco e o sistema de alerta e alarme.

O segundo módulo é o de Primeiros Socorros, ministrado por um técnico da Codesal treinado pelo Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, que ensina o procedimento da primeira assistência de saúde a vítimas de desastres. Em seguida, é a vez do módulo de Mudanças Climáticas, conduzido por uma engenheira ambiental da Codesal, que instrui os voluntários sobre a importância do engajamento em práticas ambientalmente sustentáveis, como reflorestamento, reciclagem e utilização de transportes coletivos, a fim de minimizar os efeitos do aquecimento global.

Por fim, o módulo de Percepção de Risco habilita os alunos a analisar os sinais ambientais visíveis na comunidade. Um dentre outros exemplos da formação é a capacitação em análises de rachaduras em imóveis e marcas de riscos geológicos que justifiquem o acionamento da Codesal, por meio do Disque 199, quando constatada a iminência de um desastre.

Olhar atento – O Programa de Voluntariado integra o Mobiliza Defesa Civil, projeto da Codesal destinado à capacitação de voluntários recrutados em comunidades, igrejas, associações e demais organizações da sociedade civil parceiras da Prefeitura. “Quanto mais cidadãos capacitamos, mais pessoas com o olhar atento para prevenir desastres estarão atuando em Salvador”, afirmou a subcoordenadora de ações comunitárias da Codesal Fabiana Santana.