Codesal forma nova turma de agentes mirins em Sete de Abril

As crianças voluntárias da comunidade do Bosque Real, em Sete de Abril, estão sendo capacitadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) para se tornarem agentes mirins do órgão. A atividade teve início na manhã desta terça-feira (2) e na quinta-feira (4), às 10h, elas receberão a certificação oficial e o crachá de agentes da Codesal.

A atividade formativa faz parte do projeto do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil Mirim (Nupdec Mirim), voltado a gerar proteção às comunidades que mais precisam nos períodos de chuva em Salvador. A proposta é que as crianças possam contribuir no cotidiano das suas comunidades na prevenção aos danos.

“A ideia é que eles percebam como a Defesa Civil é um tema que está muito relacionado ao dia a dia deles, mesmo sem que perceberem. Aqui falamos o que o órgão faz e como ter uma percepção de risco. Isto para que eles identifiquem as situações, possam mostrar aos adultos e até acionar a Codesal”, detalhou aesponsável pela capacitação e subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Simone Café.

Dinâmica – A capacitação é dividida em três módulos. No primeiro dia, os pequenos aprendem noções gerais da Defesa Civil. No segundo módulo, as crianças aprendem noções de primeiros socorros. Já no último dia aprendem sobre educação ambiental, passando por coleta seletiva, poluição, gases que impulsionam o efeito estufa e mudanças climáticas.

Logo após a conclusão do conteúdo, ocorrerá a entrega dos certificados. “A certificação é uma forma de fazer com que eles se sintam valorizados e possam olhar com outra perspectiva para suas comunidades”, acrescentou Simone.

Expectativa – Esta é a terceira turma do Nupdec Mirim formada neste ano. A expectativa da Codesal é que, até o final de 2021, sejam formadas dez turmas. Simone explicou ainda que as comunidades que possuem sistema de alerta e alarme estão sendo priorizadas para receberem o projeto, já que são locais que demandam maior atenção do órgão.

A próxima comunidade a receber o projeto será a Vila Picasso, na Capelinha de São Caetano. A capacitação nesta comunidade terá início na próxima terça-feira (9).

Balanço – O projeto Nupdec Mirim teve início em dezembro de 2020 na comunidade de Nova Direta do Lobato, em Boa Vista do Lobato. Na ocasião foram certificadas 19 crianças. De lá pra cá, o projeto já passou pelo Arraial do Retiro e pela comunidade de Mamede, localizada no Alto da Terezinha. Nestes dois últimos foram certificadas 15 crianças em cada local.