Logo Prefeitura de Salvador

Codesal forma primeira turma de voluntários da Educação de Jovens e Adultos

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos I (EJA I) da Escola Municipal Nova Sussuarana compõem a primeira turma que se formou hoje no projeto-piloto Defesa Civil nas Escolas, voltado para turmas dessa modalidade de ensino. Até o momento, o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) era desenvolvido apenas para crianças e adolescentes em turmas do ensino fundamental da rede municipal. No entanto, a partir de uma proposta da Defesa Civil de Salvador (Codesal) foi ampliado, passando a atender também aos alunos da Educação de Jovens e Adultos. 

O PDCE é desenvolvido pela Codesal com o objetivo de capacitar os alunos residentes em áreas de risco para que possam ajudar a promover a prevenção e diminuição de ocorrências nas comunidades onde moram. A chefe de Ações Educativas da Codesal, Rafaela Oliveira, contou que o programa, que já é desenvolvido desde 2016, foi revisitado e passou por algumas modificações para atender ao público da EJA. 

“Todas as questões trazidas aqui estiveram mais voltadas para o mercado de trabalho e para as demandas domésticas. Nossos exemplos e slides contaram com a experiência deles, bem baseado no que Paulo Freire traz como ciclo de cultura, de experiências desses jovens e adultos para, a partir daí, gerar uma aprendizagem”, afirmou. 

Módulos – A programação incluiu uma apresentação inicial do projeto para o corpo docente da escola e recebimento de sugestões de melhorias. Após a apresentação e planejamento, o projeto foi de fato realizado em sala de aula, dividido em três módulos. Com o primeiro módulo, os alunos tiveram conhecimento sobre a organização institucional da Defesa Civil e percepção de riscos e com o segundo, sobre noções de primeiros socorros. O terceiro módulo teve como tema as mudanças climáticas e foi marcado por uma confraternização de finalização das atividades. 

“Os alunos aderiram à proposta, nos receberam muito bem, se envolveram bastante e se comprometeram com a presença. Mesmo em final de ano letivo, eles fizeram questão de marcar presença na formação. Então, de certa forma, nós contribuímos para a assiduidade deles com temas que são relevantes e que provocam discussões”, acrescentou Rafaela Oliveira. 

Presente no encerramento, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, classificou a iniciativa como mais uma inovação da atual gestão. “Rafaela, a nossa chefe do setor educativo, trouxe essa inovação. Nós acreditamos, aceitamos esse desafio, e estamos formando hoje a primeira turma de mais de 30 pessoas, jovens adultos e idosos que se predispuseram a estar aqui com a nossa equipe, e agora se formam como voluntários da Defesa Civil dentro da nossa rede municipal. Então, é realmente um motivo de muita felicidade e gratidão”, ressaltou. 

Multiplicação – Para a vice-diretora do turno noturno da escola, Maria das Graças da Silva, o projeto é uma ação muito rica para a comunidade. “Esses alunos acabam lembrando do que viram aqui e repassando o conhecimento para outras pessoas próximas. Além disso, o público da EJA é um público mais interessado, é formado por pessoas que trabalham e que necessitam de informações – como as que foram apresentadas aqui – para o dia a dia”, opinou. 

Estudante do Tempo de Aprendizagem I, a costureira Raimunda Tomás, de 51 anos, disse ter aprendido muito com as aulas. “Eu estava até comentando hoje com o meu esposo sobre a Defesa Civil, porque eu nunca imaginei que servisse para tantas coisas. Eu achava que era só para alagamentos e acidentes, mas, nesses dois dias, percebi que envolve muito mais coisas. Me chamou muita atenção as informações sobre os primeiros socorros, sobre os deslizamentos e sobre o número de contato para situações de emergência”. 

As aulas foram desenvolvidas com o auxílio de apresentação por slide, vídeo e exemplos práticos para o dia a dia, a exemplo das orientações sobre como agir em situações específicas para prestar os primeiros socorros. A intenção do órgão é ampliar o projeto a partir de 2023, contemplando, pelo menos, cinco escolas com turmas EJA por ano.

Skip to content