Codesal leva aula de percepção de risco para Planalto Real II

Atividade faz parte da formação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil com moradores da região

A equipe dos setores de Formação e Apoio aos Núcleos (Sefan) e de Análise de Riscos (SAR) da Defesa Civil de Salvador (Codesal) esteve, na manhã desta sexta-feira (2), na comunidade de Planalto Real II, em Plataforma, para orientar a comunidade sobre percepção de riscos. A iniciativa faz parte das ações de formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec`s).

De acordo com a chefe do Setor de Análise de Riscos, Rita Moraes, a atividade é realizada durante todo o ano, para que os moradores saibam identificar uma situação de risco e o que fazer nesses casos. “Muitas daquelas pessoas não têm noção do que fazer para evitar acidentes. Em alguns casos, uma medida simples pode evitar um deslizamento de terra, por exemplo”, salientou.

Durante a ação, os moradores, engenheiros e assistentes sociais percorrem diversas áreas do bairro. “A nossa meta é levar o maior número de casos possíveis, para que a aula seja ainda mais rica e atinja o objetivo esperado”, explicou a chefe do Sefan, Marizete Moitinho.

Segundo o diretor-geral da Codesal, Álvaro da Silveira Filho, é importante que o trabalho continue em todas as áreas de Salvador. “Queremos ampliar ainda mais o alcance para que consigamos chegar ao maior número de pessoas possível. É um trabalho de prevenção primordial não apenas para quem mora em áreas de risco, mas para qualquer cidadão”.

São Joaquim

Outra ação preventiva também foi promovida pela Codesal durante a semana, desta vez na Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa. Os comerciantes e frequentadores do local puderam receber informações sobre como agir e o que fazer em caso de chuva. A ação educativa faz parte dos trabalhos do setor de Ações Preventivas e Articulações Comunitárias do órgão e já passou pela Feira das Sete Portas, além das estações de transbordo Mussurunga e Pirajá.

No material distribuído, a Codesal leva ao público informações como não jogar lixo e entulho nas encostas e valetas, retirar plantas como bananeira que absorvem muita água e podem acelerar o processo de desabamento e ligar para o telefone 199 da Defesa Civil, solicitando uma vistoria do seu imóvel ou terreno.