Codesal realiza simulado de evacuação de área em Bom Juá

Os moradores de Bom Juá participaram, na manhã desta terça-feira (1º), de simulado de evacuação de área, promovido pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). A ação teve início às 9h, com o acionamento da sirene do Sistema de Alerta e Alarme. Em seguida, ocorreu a mobilização das equipes da Codesal, que circularam em rotas específicas daquela comunidade, suscetível a desastres naturais, convocando os moradores a saírem de suas casas e seguirem até o ponto escolhido para acolhimento, na Escola Municipal Consul Shindler.

“Essa ação é o desdobramento de um trabalho que a Codesal já vem realizando voltado à prevenção. Nosso objetivo com o simulado é mostrar à população como se comportar em episódio de risco provocado por fortes chuvas”, afirmou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Colaboraram com a realização do simulado os órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC): as secretarias municipais de Governo (Segov); de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre); de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ); e de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). Participaram ainda a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a Guarda Civil Municipal (GCM), a Prefeitura Bairro Liberdade/São Caetano, a Gerência Regional de Educação (GRE) e a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon).

Antes dos simulados, a Codesal capacita voluntários nas comunidades, formando Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). Este é um dos programas mais importantes, promovido por meio da Subcoordenadoria de Ações Comunitárias e Educativas do órgão, voltado à prevenção e percepção de risco.

No último sábado (26) foram realizados simulados simultaneamente em Vila Picasso e Voluntários da Pátria. No próximo sábado (3), serão realizados simulados em Mamede (Alto da Terezinha) e Baixa do Cacau (São Caetano).