Codesal realiza simulado de evacuação em comunidades de Salvador neste sábado (14)

A Prefeitura de Salvador, através da Defesa Civil de Salvador (Codesal), realizará, neste sábado (14), mais um ciclo de simulados de evacuação. Desta vez, as comunidades de Vila Picasso, na Capelinha; Voluntários da Pátria e a Baixa do Cacau, ambas no Lobato, receberão a ação, que tem como objetivo avaliar, em tempo real, o processo de remoção das pessoas das áreas consideradas de riscos e ensinar a comunidade como ela deve se comportar em uma possível evacuação. A atividade acontecerá de forma simultânea às 9h nas três comunidades.

Durante o simulado, os participantes têm conhecimento de qual abrigo procurar em caso de evacuação, quais os serviços oferecidos nesses abrigos no momento real, além de saberem a importância da preservação da vida. Além da equipe da Codesal, a atividade também contará com equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed) e gestores das Gerências Regionais de Educação (GREs), dentre outros órgãos envolvidos.

“Promover simulados dessa proporção tem importância significativa para nossa cidade, pois o objetivo da Codesal é consolidar o sistema de monitoramento da cidade, preparar e conscientizar os moradores sobre formas de se evitar os acidentes. Nunca queremos que aconteça algo, mas, se, em algum momento acontecer, é necessário preservar o bem maior, a vida”, disse a subcoordenadora de ações comunitárias e educativas da Codesal, Fabiana Santana.

Balanço – No ano de 2022, o órgão realizou 8 simulados de evacuação nas comunidades. As localidades foram: Vila do Picasso (Alto da Capelinha), Voluntários da Pátria (Lobato), Baixa do Cacau (Lobato), Mamede (Alto da Terezinha), Calabetão, Bom Juá (Marotinho), Moscou (Castelo Branco) e Bosque Real (Sete de Abril).