Codesal suspende simulados de evacuação neste sábado (10)

Os simulados que seriam realizados neste sábado (10) nas comunidades de Bosque Real, em Sete de Abril, Calabetão e Bom Juá serão suspensos por conta do acionamento das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme nas comunidades. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), além do acumulado de chuva nestas regiões atingir 150 mm em 72 horas, requisito para acionamento das sirenes, há também a previsão da continuidade de chuvas fortes.

Em todas as comunidades no qual o sistema foi acionado, as equipes da Codesal estiveram presentes alertando os moradores sobre o alto risco de deslizamento de terra e a necessidade de saírem das residências com brevidade e seguirem as rotas de fuga determinadas para um local seguro.

Há abrigos mantidos pela Prefeitura nos locais durante toda a Operação Chuva de modo a acolher os cidadãos quando houver o acionamento do sistema. Além destas três comunidades, houve ainda acionamento da sirene nas localidades de Mamede, no Alto da Terezinha, e Moscou, em Castelo Branco.

Recomendação – A Codesal reforça que, em caso de acionamento do Sistema de Alerta e Alarme, os moradores devem ter um kit preparado com documentação e medicamentos controlados para caso seja necessário se deslocar com rapidez. Além disso, é recomendado que os aparelhos elétricos das residências sejam desligados antes de deixarem seus lares.

A operação visa preservar vidas e conta com apoio das Prefeituras-Bairro, da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e da Secretaria da Educação (Smed), por meio das Gerências Regionais de Educação.

Contato – A Codesal prossegue em regime de plantão 24h. Em qualquer situação de risco iminente, o cidadão deve entrar em contato com o órgão imediatamente, através do número gratuito 199.