Coleta seletiva movimenta gincana de escola municipal em Ilha Amarela

O Programa de Educação Ambiental (PEA) do Projeto Novo Mané Dendê participou da tradicional Gincana do Orgulho Negro e Identidade Quilombola, realizada na Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas, no bairro de Ilha Amarela. A atividade ocorreu na quinta-feira (24), dentro da programação do Novembro Negro na unidade de ensino. A unidade escolar faz parte do complexo da Bacia do Cobre, no Parque São Bartolomeu.

As atividades da gincana foram voltadas para a ressignificação da identidade dos alunos, assim como para a construção da identidade territorial. Durante a abertura, a coordenadora técnica do Programa de Educação Ambiental (PEA), Roseane Palavizini, fez uma apresentação abordando o que é educação ambiental e, também, um breve resumo das ações do projeto Novo Mané Dendê.

“A parceria do Novo Mané Dendê com as atividades da escola perpassa por uma questão de identidade e consciência ambiental. Os alunos começaram a entender a importância de ter um ambiente limpo, agradável e a enxergar o rio Mané Dendê não só nas áreas do projeto e adjacências.” pontuou a diretora da unidade de ensino, Rosemary Mesquita.

A equipe do PEA incentivou aos alunos do Fundamental II a fazerem, dentro das comunidades onde residem, a coleta de resíduos plásticos, como recipientes de shampoo, creme, garrafas pet e potes de margarina. Para obter vitória na atividade, cada equipe teve que, no mínimo, entregar cerca de 500 unidades plásticas aos representantes da Cooperativa de Reciclagem e Serviços da Bahia (Cooperes) presentes na gincana, com assistência técnica do Negócios de Impacto e Desenvolvimento Sustentável – Badame.

Aluno do 8º ano Mateus Alves, de 13 anos, era um dos mais empolgados com a atividade. “É muito importante a escola fechar parceria com o Novo Mané Dendê. Quando a gente retirar esses resíduos que podem ser reciclados, estamos contribuindo para o meu país, para o mundo!”

Programa – O Programa de Educação Ambiental (PEA) tem como objetivo contribuir, sensibilizar e ampliar o conhecimento ambiental dos moradores da Bacia Hidrográfica do Rio Mané Dendê, desenvolvendo rodas de conversa e uma escuta ativa nas comunidades, buscando despertar mudança de pensamento, comportamento que favorecem diretamente a melhoria de vida das comunidades do subúrbio.

Novo Mané Dendê – O projeto Novo Mané Dendê corresponde à primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização.

Criado: 25 Novembro 2022