Com três categorias, Prefeitura de Salvador é a maior indicada em prêmio para redes sociais de instituições públicas

Perfis da capital baiana concorrem em maior engajamento, melhores atitudes e em ações com participação de influenciadores digitais.
A Prefeitura de Salvador foi a instituição com mais indicações ao Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, que reconhece as melhores práticas em redes sociais de órgãos públicos do Brasil e que será entregue no próximo dia 27 de abril, em Florianópolis. Foram três indicações, para as categorias Top Envolvimento, Influencer e Atitude.

A categoria Atitude reconhece instituições que subiram o tom e foram enfáticas na defesa e na promoção do interesse público. No caso da Prefeitura de Salvador, foram selecionados posts em seus perfis oficiais com campanhas contra a homofobia, o racismo, a xenofobia e a violência contra as mulheres. Já a Top Envolvimento premia os órgãos que tiveram maior somatório de reações em suas publicações.

A secretária municipal de Comunicação (Secom), Renata Vidal, destacou que o posto de instituição com mais indicações ao prêmio no país é um reconhecimento à atenção dada ao tema pela capital baiana. Ela ressaltou que Salvador tem o perfil mais seguido entre todas as prefeituras do mundo no Instagram e que a meta é chegar a 1 milhão de seguidores até o próximo ano. “A atuação da Comunicação Digital reforça o trabalho que a gente está fazendo como um todo na Prefeitura. Realizamos uma comunicação integrada que, além de mostrar uma cidade que está melhorando a cada dia, também reflete sobre problemas que a sociedade vive atualmente”, disse.

“Esse trabalho de atuação no cuidado social pode ser visto não só na Comunicação Digital, mas também num trabalho muito sólido e em conjunto com o nosso Jornalismo e com a nossa Publicidade. Temos uma Comunicação hoje que é integrada e que dá voz à população, divulgando os esforços que a Prefeitura tem realizado no dia a dia para transformar a cidade e melhorar a vida das pessoas”, completou Renata Vidal.
Já a categoria Influencer premia duas ações da Prefeitura junto a influenciadores digitais, aumentando o alcance dos conteúdos. Primeiro, quando presenteou o criador de conteúdo sul-coreano Dropmeoff com uma camisa ‘Salvador Meu País’, promovendo o orgulho da cidade, e quando lançou um vídeo em parceria com a Rainha da Gambiarra promovendo ações como o uso de camisinha e o respeito às mulheres no São João de 2022.

“É muito gratificante ver o trabalho da Comunicação Digital ser reconhecido pelo esforço de engajamento. A gente vem fazendo um trabalho consistente nessa área, focado em falar sobre temas que são sensíveis à sociedade além de divulgar Salvador. Isso pode ser visto não só nos comentários e compartilhamentos dos posts, mas também nas ruas da cidade. Há algum tempo a Prefeitura trata de temas como homofobia, racismo, violência contra a mulher e xenofobia, discutindo como uma sociedade em si”, afirmou PV Bispo, diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador.

O Prêmio Social Media Gov será entregue durante a 12ª edição do Redes WeGov, um dos maiores eventos de Comunicação Pública do país, que será realizado nos dias 27 e 28 de abril em Florianópolis. A escolha dos vencedores será definida por uma comissão julgadora de quatro profissionais de comunicação digital, seguindo os critérios de envolvimento das publicações, pertinência com a temática da categoria e impacto coletivo.

São ao todo 10 categorias no prêmio, da qual a Prefeitura de Salvador concorre em três, assim como o Senado Federal. Também disputam o troféu instituições como o Ministério da Saúde, o Governo de São Paulo, o Exército Brasileiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Tribunal Superior Eleitoral e a Petrobrás.