Combate ao racismo é tema de palestra

Nesta terça-feira (10), a Fundação Cidade Mãe promoveu a oficina Estratégia para Combater o Racismo, voltada para 25 alunos atendidos pela sua Gerência Proteção Especial. O evento teve como palestrante o historiador Marcos Resende, que usou sua experiência de trabalho e vida para mostrar aos jovens como é importante criar sua própria identidade, independentemente dos valores impostos pela sociedade.

Segundo a assistente social da FCM, Adriana Vieira, responsável pela oficina, participaram da atividade tanto alunos das Unidades de Acolhimento como da Central de Medidas Socieducativas da fundação. “A maioria dos nossos alunos são jovens negros que vivem em áreas vulneráveis. Por isso, achamos importante abordar essa questão do racismo, mostrando co podem enfrentá-lo dentro da sociedade”, colocou a assistente social da Cidade Mãe, instituição vinculada à Secretaria Municipal da Promoção Social.

Na sua apresentação, o palestrante falou sobre a exclusão do negro em diversos setores da sociedade. Ele lembrou pessoas famosas vítimas de atos de racismo e que essa é uma questão a ser enfrentado no dia a dia, não importando a condição financeira de cada um. Resende destacou ainda o problema da exposição dos jovens a valores irreais de consumo, na qual as pessoas valem de acordo com os bens que possuem.