Competição de tecnologia revela talentos na rede pública de ensino de Salvador

Nove alunos da rede pública municipal foram homenageados com medalhas de bronze, no encerramento do projeto Maratona Tech, na manhã da quinta-feira (15), na Escola Municipal Hildete Lomanto, no Garcia. A homenagem foi concedida aos estudantes por terem chegado à fase final da competição e contemplou também a entrega de placas de homenagem para os gestores envolvidos.

“Eu estou muito feliz por ter chegado até aqui. Participar desta competição foi um sonho realizado. Espero participar de muitas outras e cada dia mais estar entrosado com esse universo tão fantástico, que é o da tecnologia”, disse Andrei Conceição Oliveira, de 15 anos, aluno do 9º ano, na Escola Municipal Hildete Bahia de Souza.

A jornada de aprendizagem Maratona Tech foi lançada em maio deste ano, de forma conjunta, pelas secretarias municipais de Desenvolvimento, Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e Educação (Smed), com foco na inserção de conhecimentos e desafios tecnológicos, para alunos do último ano do Ensino Fundamental II, da rede pública municipal. A ação foi realizada em parceria com a Associação Cactus e Movimento Tech.

Estímulo ao mercado de tecnologia – A iniciativa começou em dez escolas municipais e envolveu cerca de 500 estudantes, com a proposta de disseminar a prática tecnológica e a cultura empreendedora entre os jovens, desde o período educacional. O Projeto Maratona Tech faz parte das estratégias do Salvador Tech, programa desenvolvido pela Semdec com a proposta de despertar novos talentos nas áreas de tecnologia e inovação. Com apoio de grandes empresas tecnológicas, como XP, Buser, Btex, Ifood, dentre outras, a estratégia objetiva disseminar conteúdos em tecnologia, com a perspectiva de ser ampliada para os próximos anos.

De acordo com Mila Paes, titular da Semdec, a inserção do jovem nesse grupo de programação e tecnologia é indispensável para o crescimento profissional. “A Semdec acredita muito no poder que a tecnologia tem para alavancar ainda mais a nossa cidade. A intenção é incentivar esses estudantes, para que enxerguem a tecnologia como um caminho profissional. Essa competição já acontecia para estudantes do ensino médio,é importantíssima a participação do público mais jovem, com idade entre 13 e 14 anos, em atividades desse universo, principalmente para prepará-los profissionalmente”, contou a gestora.

“É grande a importância de auxiliar o jovem nesse processo de crescimento e inserção no mercado de trabalho. A secretaria vai continuar incentivando esses alunos que já demonstraram interesse pelo mundo da tecnologia, dando meios para que eles possam se desenvolver nesse universo, inclusive participando de outros projetos e programas já existentes na Prefeitura”, adiantou.

O secretário Marcelo Oliveira ressaltou a importância da tecnologia tanto no processo de ensino e aprendizado, quanto na construção de novos conhecimentos e competências. “Já temos a tecnologia permeando o nosso dia-a-dia, o nosso modo de viver. Aproximar os alunos dessa realidade é fundamental, principalmente considerando as tendências relativas às profissões do futuro. Esses conhecimentos farão a diferença no futuro de cada aluno”, disse o titular da Smed, destacando ainda a iniciativa da Prefeitura de distribuir tablets aos alunos municipais e chromebooks aos professores. Ele enfatizou, ainda, a importância do envolvimento das famílias na educação das crianças.

Premiação – Foram premiados os alunos Alessandro dos Santos Sena, Andrei Conceição Oliveira, Aquila Azevedo Santos Souza e Carlos Arthur Mendes Bispo, da Escola Municipal Hildete Bahia; e Emerson Ferreira dos Anjos Santos, Jonathan Wallace Guedes Moreira, Lucas Alencar de Jesus, Samuel dos Santos Ribeiro e Wendell Santos Sena Gabriel, da Escola Municipal Hildete Lomanto.

Criado: 16 Dezembro 2022