Dona Maria Angélica dos Santos já informou a boa nova à sua filha, que mora na cidade de Lagarto, em Sergipe: a partir de hoje pretende visitá-la com mais frequência e a data da primeira viagem será neste sábado (10). A aposentada, que tem mais de 60 anos e renda inferior a dois salários mínimos, recebeu da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) a carteira do idoso, que garante gratuidade no transporte coletivo interestadual.
A exemplo de Maria Angélica, outros 135 idosos já estão de posse do documento que lhes permite viajar gratuitamente ou, no mínimo, com 50% de desconto nos valor das passagens, conforme determina o artigo 40 da Lei 10.741/2003, do Estatuto do Idoso, de 18 de outubro de 2006. A cerimônia de entrega das carteiras foi realizada nesta quinta-feira (8), na sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), no Comércio, com a presença do secretário Mauricio Trindade.
Quem ainda não obteve o documento, pode procurar a Coordenadoria Geral de Benefícios (CGB) da Semps, que funciona na rua Conselheiro Saraiva, 8, 3º andar, no Comércio. Para obter a Carteira do Idoso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal e preencher os requisitos do Estatuto do Idoso.