Comunidade escolar avalia qualidade da educação infantil em Salvador

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoverá, na rede de ensino do município, uma autoavaliação participativa, com o objetivo de monitorar a qualidade da oferta da educação infantil em cada unidade escolar que atende a esta etapa da educação básica. Entre os dias 30 de maio e 10 de junho, toda a comunidade escolar e local será convidada a participar — professores, funcionários, pais, representações da saúde, assistência social, lideranças de bairros e conselheiros — para uma reflexão, gerando um diagnóstico da unidade escolar.

A ideia do Indique Salvador é avaliar com base em indicadores de qualidade da unidade escolar e da Secretaria de Educação as propostas pedagógicas, infraestrutura, materiais, condições de trabalho, cooperação e troca com as famílias, promoção do bem-estar e da saúde, espaços, materiais e mobiliários, multiplicidade de experiências e linguagens. A partir daí, será possível continuar avançando na oferta de uma educação infantil de qualidade nas instituições que atendem a educação infantil na rede municipal de ensino.

Potencialidades e desafios – De acordo com a coordenadora pedagógica da Smed, Karla Chaves, a partir da avaliação feita pela comunidade, mostrando os pontos que tem que ser melhorados, a escola faz um plano de ação para resolução dos problemas apontados. “O grande ganho das crianças é com relação à melhoria da oferta do ensino, dos materiais, das oportunidades na escola com professores mais qualificados, além de ter materiais mais disponíveis de acordo com cada faixa etária”.

A primeira aplicação do Indique Salvador foi feita em 2016, de forma a testar a plataforma com a elaboração de um plano de ação. A última avaliação aconteceu em 2020, antes da pandemia da Covid-19. Em 2022, a expectativa é juntar a avaliação feita pela comunidade e trabalhar também com a intersetorialidade, trazendo outras secretarias para o ambiente escolar, de forma a trabalhar em conjunto nas melhorias, além de inserir questões sanitárias, como cuidados básicos da saúde, ainda em virtude da pandemia.

Qualidade – “Indicador da qualidade na educação infantil” é um documento produzido em 2009, pelo Ministério de Educação (MEC), que apresenta indicadores da qualidade na educação infantil, sintetizados a partir dos parâmetros nacionais de qualidade para o segmento (2006). Ele é resultado de um trabalho colaborativo que envolveu diversos grupos em todo o país.

Os indicadores permitem que se tenha, de forma simples e acessível, um quadro que possibilita identificar potencialidades e desafios da educação infantil, de forma que todos tomem conhecimento e possam discutir e decidir as prioridades de ação para sua melhoria.