Concurso elege produções audiovisuais de alunos sobre cotidiano

Três alunos da Escola Municipal Santa Rita, localizada no bairro de Luís Anselmo, foram os vencedores do concurso de vídeo caseiro, baseado no tema “Vida Cotidiana”, após participarem da Oficina de Produção Audiovisual na Prática. A premiação foi dividida em R$200 para o primeiro vídeo mais curtido, R$100 para o segundo e R$50 para o terceiro colocado.

A atividade foi promovida pela Nina Produções Artísticas, produtora brasileira independente que oferece diversos serviços, desde a produção executiva, de campo, à produção de impacto. Para a realização contou com o apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo.

A produtora e idealizadora do projeto, Alessandra Novaes, conhecida como Nina Novaes, explica que a oficina teve como objetivo ensinar a roteirizar e editar os vídeos, com a proposta de abordar o cotidiano em casa. “Tentamos estimulá-los a participar e criar os conteúdos criativos em aplicativos no próprio celular, e eles absorveram isso muito bem, produzindo conteúdos bem bacanas. Inclusive falamos sempre que todos os participantes foram vencedores por conseguirem participar e criar um vídeo legal”, contou.

Desempenho e aprendizagem — Com a ajuda da mãe, Lorena Pita, o aluno Vinicius Pita Matos, 11 anos, garantiu o primeiro lugar na competição ao apresentar seu cotidiano com imagens e descrição narrada. O garoto atingiu mais de 300 curtidas nas redes sociais. “Passamos a semana inteira vibrando, pedindo para as pessoas assistirem e curtirem o vídeo. Repassamos o link para os parentes, clientes e conseguimos 302 curtidas. Foi uma experiência emocionante, porque ele nunca participou de uma competição, e essa com certeza despertou um grande aprendizado nele”, contou Lorena.

No pódio do segundo vídeo mais curtido, a aluna Thalia Cruz, 13 anos, avaliou a experiência como única, possibilitando aprendizados possíveis de serem executados em outros momentos de sua vida. “A oficina me permitiu aprender mais um tipo de conteúdo. As aulas foram bem explicativas, com linguagem de fácil entendimento, tanto é que conseguimos criar e executar bem a edição dos vídeos”, descreveu.

Já a adolescente Adriele Santos, 15 anos, conquistou o terceiro lugar ao gravar um vídeo com foco nas ruas vazias em consequência da pandemia do novo coronavírus. “No início, fiquei sem saber o que gravar, queria fazer uma coisa diferente, então chamei a minha prima e fomos para o entorno da minha casa para observar a rua, a natureza e mostrar como ficou tudo vazio com todos em quarentena”, destacou.

A diretora da Escola Municipal Santa Rita, Tatiana Meireles, destaca o desempenho do corpo docente e dos gestores que desenvolvem as atividades de fomento à cultura, mesmo durante este período de Covid-19. “No atual contexto de pandemia, implementamos em nosso currículo novas linguagens e suportes de apoio à aprendizagem durante o ensino híbrido ou remoto. A Oficina de Produção Audiovisual na Prática é uma delas, que possibilitou aos estudantes e professores conhecerem e produzirem conteúdo digital com o aparelho celular e aplicativos disponíveis na rede mundial de computadores, fortalecendo a cibercultura em nossa comunidade escolar”, avaliou.