Condomínios residenciais de Salvador recebem inspeções do CCZ

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), prossegue com o Plano Verão Sem Mosquito em Salvador. Após inspecionar diversos setores da cidade, nesta semana chegou a vez dos condomínios residenciais da capital receberem as averiguações dos agentes.

Durante as ações zoossanitárias, são fiscalizados e tratados os pontos estratégicos. As abordagens têm como objetivo identificar as situações críticas e eliminar os focos e criadouros dos vetores num curto espaço de tempo, para evitar o crescimento de casos das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

Além disso, é realizado um trabalho de conscientização entre comerciantes, clientes e visitantes de estabelecimentos comerciais, com a distribuição de panfletos e cartazes. Na ocasião, é feito um alerta à população sobre a importância dos cuidados preventivos contra o Aedes.

Recorde – O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 3 e 7 de janeiro de 2022, apontou que Salvador apresentou um Índice de Infestação Predial (IIP) histórico de 1,5%, menor indicador registrado nos últimos 16 anos. Com isso, o objetivo do órgão agora é igualar o número ao de países desenvolvidos e diminuir esse indicador para 1%.

“O resultado positivo do levantamento é atribuído a uma série de intervenções, mobilização e conscientização junto à população. Isso é feito através de campanhas e ações educativas coordenadas pela SMS, bem como a intensificação das atividades do CCZ casa a casa, e dos inúmeros mutirões de limpeza realizados em bairros prioritários, através da articulação de diferentes órgãos da Prefeitura, como a Limpurb”, afirma o secretário Leo Prates.

Mobilização – Aproximadamente mil agentes de endemias trabalham diariamente com foco na meta. Além de percorrer os 170 bairros de Salvador, diversas instituições públicas, escolas, estádios de futebol, estações do metrô, portos marítimos, aeroportos e rodoviária já foram rigorosamente inspecionados pelo CCZ.

As atividades diárias seguem o cronograma normal atendendo os chamados da população. Para solicitar os serviços prestados pelo órgão, o cidadão deverá entrar em contato por meio do Fala Salvador, no número 156.