Conferência de Assistência Social de Salvador prossegue nesta sexta (17)

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Salvador prossegue, nesta sexta-feira (17), com debate através da plataforma Zoom e transmissão pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Sempre). No encontro de hoje também serão eleitos os delegados para participar da 13ª Conferência Estadual.

O debate acontece de forma virtual, devido à pandemia de Covid-19, e aborda o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. A atividade reúne trabalhadores, entidades, usuários e poder público para discutir assuntos como a melhoria do funcionamento do Sistema Único de Assistência Único Social (Suas) em Salvador, as estratégias na área de assistência social e as principais demandas da sociedade que o poder público deve construir conjuntamente para os próximos anos.

Na abertura da conferência, ocorrida na quinta-feira (16), estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; o secretário da Sempre, Kiki Bispo; o vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Cmass), Marcelo Tourinho; a conselheira estadual de Assistência Social, Leísa Souza, e Érica Bowes, primeira secretária representante do segmento e trabalhadores.

A vice-prefeita relembrou o período em que esteve à frente do Cmass como presidente, e as adaptações necessárias enfrentadas para a atuação durante os primeiros meses da pandemia. “No país como o nosso, se não tivéssemos o apoio do Cmass, dos trabalhadores e dos outros órgãos federados, nós hoje poderíamos ter uma cidade que venceu a pandemia, mas com seus gestores todos com problemas, porque infelizmente a burocracia é um impeditivo para realizarmos as ações”.

Ana Paula ainda acrescentou que Salvador ainda é uma cidade bastante desigual e marcada pela pobreza, com desafios a serem vencidos em serviços básicos, como educação e saúde. “No entanto, já conseguimos ver um grande avanço”, pontuou.

Durante a conferência, o titular da Sempre, Kiki Bispo, destacou o trabalho realizado pelos profissionais e o avanço em relação ao aumento de unidades de acolhimento para a população em situação de rua, que passou de 13 para 17 unidades. “Sabemos da complexidade que temos para atender as demandas, mas também entendo a qualidade técnica das nossas equipes, dos assistentes sociais e dos psicólogos, que têm um trabalho diferenciado, que possuem realmente amor à causa, que trabalham com o coração e são fundamentais para acolher nossa população”, declarou.