Conferência discute estratégias para educação municipal a partir desta quarta (19)

Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade, compromisso da educação no município de Salvador: Metas e estratégias”, a quarta edição da Conferência Municipal de Educação (Comae/SSA) acontece de forma virtual, nesta quarta e quinta-feira (19 e 20), das 9h às 17h. Os quase 1,8 mil inscritos receberão o link de acesso às salas de discussão, até o dia do evento.

Em um espaço democrático, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), a IV Comae/SSA tem como objetivo articular ideias e fomentar diálogos com a sociedade, em prol do desenvolvimento da educação de Salvador.

Durante a conferência, serão debatidos temas como a valorização dos profissionais da educação e tecnologias educacionais, educação ambiental, gênero, educação das relações étnico-raciais, articulação do sistema municipal de educação, políticas intersetoriais e o financiamento da educação, dentre outros assuntos.

“Esse evento constitui, para a sociedade civil e representações institucionais, um valioso espaço democrático de discussão dos eixos temáticos, que norteiam o Plano Nacional de Educação, mediante a apresentação de propostas propulsoras de programas e políticas educacionais nacionais”, explicou a diretora Pedagógica da Smed, Cinthia Seibert.

No evento será avaliada a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). Também serão debatidos os planos estaduais, distrital e municipais de educação, assim como os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais. Haverá, ainda, um chamamento para que a sociedade brasileira participe da elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.