Conferência discute promoção racial em Salvador até sexta-feira (5)

Intenção é tratar das diretrizes e metas para implementação do Plano Municipal da Igualdade Racial

A efetivação das políticas públicas voltadas à promoção da inserção social e econômica da população negra, comunidade LGBT e indígenas está no centro das discussões da III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), que será encerrada nesta sexta-feira (5), no Centro de Convenções da Bahia. O evento foi aberto na noite de quarta-feira (3) pelo prefeito ACM Neto, pela vice-prefeita Célia Sacramento, pela secretária municipal da Reparação, Ivete Sacramento, pelo presidente do Conselho das Entidades Negras, Eurico Alcântara dos Santos, e demais autoridades.

A abertura contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino da África pela Banda de Música da Polícia Militar, além de um ato ecumênico e encenação da peça Ópera da Cidadania, com mensagem voltada para o resgate social. Na ocasião, o prefeito ACM Neto enalteceu o trabalho da Semur no desenvolvimento de políticas de reparação, e reafirmou o compromisso da Prefeitura na busca de uma Salvador com políticas permanentes para o combate à discriminação. “Pretendemos promover o reforço na estrutura do Observatório Racial para que seja feita uma atuação permanente, além da construção de uma Ouvidoria Racial e maior reforço no combate de violência contra a mulher e a discriminação LGBT”, ressaltou o prefeito.

A conferência é uma iniciativa da Semur em parceria com o Conselho de Entidades Negras e tem como tema central Democracia e Desenvolvimento/Sem Racismo: por uma Salvador afirmativa. De acordo com a secretária da Reparação, as políticas públicas discutidas na conferência já integram o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

O objetivo, agora, é tratar das diretrizes e metas para sua implementação. Para isso, a conferência está discutindo os principais eixos temáticos do plano. São eles: Comunicação; Emprego e Renda; Educação; Saúde; Segurança pública e Justiça; Cidadania e Direitos Humanos; Juventude Negra; e Religião de Matrizes Africanas e Cultura.

“As discussões estão focadas na implementação das proposições do plano para a construção de uma cidade mais igualitária. Procuramos atuar em parceria com as Prefeituras-bairro para que toda cidade estivesse representada na conferência. Além disso, daqui sairão as propostas que serão levantadas para as conferências estadual e nacional da Promoção da Igualdade Racial”, afirmou Ivete Sacramento.

O presidente do Conselho das Entidades Negras destaca que o evento é um grande chamamento para a reflexão e tratar das questões relacionadas à igualdade. “Esse momento de grande clamor da sociedade civil nas ruas mostra que essa é uma hora de mudanças para um país, um estado e um município que admite que há racismo, homofobia e preconceito”, colocou Eurico Alcântara.

Nesta sexta-feira, às 8h, começa a apresentação das propostas dos grupos de discussões. À tarde, ocorre a escolha dos delegados que participarão da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que vai acontecer em agosto.

14h – Eixos Temáticos

15h30 – Lanche

15h45 – Eixos Temáticos

8h – Plenária para apresentação das propostas dos grupos e moções