Confira as ações da Prefeitura durante a virada de ano em Salvador

Devido à chegada de 2022, o expediente nas repartições públicas municipais estará suspenso nesta sexta-feira (31), com retorno normal na segunda-feira (3). No entanto, as atividades essenciais prosseguem a postos para atender à população durante a virada do ano.

Para garantir o monitoramento da orla, orientar o cidadão e evitar aglomerações, a Guarda Civil Municipal disponibilizará cerca de 80 agentes no período da virada de ano. Os agentes farão rondas nas áreas de praia, apesar de não haver nenhum ponto de queima de fogos no trecho.

“O nosso objetivo será orientar as pessoas e solicitar que aproveitem a grande extensão de areia na cidade e não se aglomerem, sendo importante salientar que é uma responsabilidade coletiva, pois não há condições de estarmos em todos os lugares ao mesmo tempo”, frisou o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima.

Transalvador – Na noite de sexta-feira (31), agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador também atuarão nas ruas da cidade para fazer o monitoramento do tráfego de veículos e estarão atentos para evitar intercorrências no trânsito. As equipes da autarquia irão monitorar, ainda, os locais próximos aos eventos que celebram a chegada do ano novo.

No Núcleo de Operação Assistida (NOA), central de videomonitoramento do órgão, agentes irão monitorar o tráfego 24h durante todo o fim de semana de Ano-Novo, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o período.

Os setores de defesa de notificações e de protocolo, cujos atendimentos só ocorrem em dias úteis, não funcionarão no dia 31 de dezembro. Caso o cidadão queira fazer abertura dos serviços de defesa, apresentação de condutor ou recurso Jari nos dias em que o expediente presencial estiver suspenso, poderá utilizar a via on-line.

O setor de liberação de veículos apreendidos funcionará normalmente no dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, o atendimento será suspenso. O cidadão pode entrar em contato com a autarquia pelo Fala Salvador, número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão.

Mobilidade – Nesta sexta-feira (31), a operação de transporte funcionará normalmente até as 13h, quando a frota começará a ser reduzida gradualmente. Entretanto, a partir das 20h, a operação será mantida como em dias úteis, com ônibus circulando até a 0h, acompanhando o horário de funcionamento do metrô.

Já no sábado (1º), a frota será reduzida durante todo o dia, assim como no domingo (2). Ônibus de frota reguladora serão disponibilizados nas principais estações para atender à demanda de usuários, caso seja identificada a necessidade de ampliação do atendimento em algumas linhas.

Ascensores – No dia 31, os planos inclinados Gonçalves (Centro Histórico), Pilar (Comércio/Santo Antônio Além do Carmo), Liberdade/Calçada e Taboão funcionam, respectivamente, das 8h às 18h, das 7h às 18h, das 6h às 18h e das 8h às 17h. O Elevador Lacerda funcionará das 7h às 22h.

Nos dias 1º e 2, os planos inclinados de Salvador não irão funcionar, mas o Elevador Lacera seguirá operando no horário das 7h às 19h.

Travessia Ribeira-Plataforma – Nos dias 31 e 1º, o transporte aquático entre Ribeira e Plataforma estará disponível das 6h às 19h e no domingo (2), das 7h às 19h.

Educação – Ontem (29) foi o último dia letivo. O período de férias será de 30 de dezembro a 30 de janeiro. Após as férias, as aulas de 2022 serão retomadas no dia 31 de janeiro.

Fiscalização – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensificará a fiscalização nos estabelecimentos comerciais e nos eventos em Salvador, com o objetivo de verificar o cumprimento dos protocolos de funcionamento. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. Na sexta-feira (31), o atendimento presencial será suspenso. As denúncias devem ser feitas através do Fala Salvador 156.

Prefeituras-Bairro – As Prefeituras-bairro de Salvador não funcionarão na sexta-feira (31). Os atendimentos serão retomados na segunda-feira (3).

Promoção Social – O funcionamento será mantido nas Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) durante 24h e pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), diariamente, das 7h às 19h. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializados de Assistência Social (Creas) terão os atendimentos suspensos na sexta-feira (31), com retorno na segunda-feira (3).

Codesal – Como serviço essencial, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente em regime de plantão 24h. Na virada de ano, equipes estarão de prontidão para atender as solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Saúde – O atendimento nos Multicentros, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as estratégias de vacinação estarão suspensas a partir de sexta-feira (31), com retorno na segunda-feira (3). Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) do Dique do Tororó, gripários e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) manterão o funcionamento durante 24 horas.

Mercados municipais – No dia 31, os horários de funcionamento serão os seguintes: Mercado Popular (6h às 12h); Mercado do Bonfim (8h às 14h); Nacs de Itapuã (7h às 14h); Mercado das Flores: (8h às 14h); Mercado Dois de Julho (8h às 14h); Mercado de Itapuã (8h às 15h); Nacs de Periperi (7h às 17h); Mercado de Cajazeiras (8h às 14h); Mercado São Miguel (8h às 14h); Mercado Modelo (8h às 15h); Mercado da Liberdade (8h às 15h); Mercado Jardim Cruzeiro (8h às 17h); Mercado Municipal de São Cristóvão (8h às 16h); Mercado de Fazenda Coutos (8h às 17h).

No dia 1º, todos os mercados municipais de Salvador estarão fechados.