Logo Prefeitura de Salvador

Confira balanço completo de autuações e atendimentos de domingo, quarto dia do Carnaval de Salvador

Os Centros de Atenção à Mulher, montados pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande) registraram 1.143 atendimentos no último domingo (19), quarto dia de Carnaval. Os equipamentos têm como objetivo atender e orientar as mulheres, coibindo as situações de violência e assédio na folia e realizando encaminhamentos quando necessário.

Foram registrados 575 atendimentos na Barra e 568 no Campo Grande. A estrutura da Barra contabilizou 220 atendimentos sociais, 111 atendimentos psicológicos e 77 atendimentos jurídicos. Além dos atendimentos, a estrutura assinalou 43 ocorrências no Campo Grande, sete de importunação sexual, cinco de violência moral e uma de violência física.

Já o Centro de Atenção à Mulher do Campo Grande prestou 157 informações sobre direitos da mulher, 138 atendimentos sociais, 137 atendimentos psicológicos e 136 atendimentos jurídicos. Foram registradas 19 ocorrências de importunação sexual, 17 de assédio, uma de violência psicológica e uma de violência moral.

Trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou sete acidentes no domingo (19) com seis vítimas, sendo que uma delas morreu. O órgão atuou com 54 viaturas, 22 motoviaturas e 383 agentes de trânsito.

Como parte da operação Respeite a Vida (Blitz Lei Seca), a Transalvador realizou 316 abordagens a condutores, resultando em 44 autuações gerais, 23 por desrespeito à Lei Seca, e nove remoções de veículos. Não foi recolhida nenhuma Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O órgão também realizou a Blitz de alcoolemia com condutores profissionais, abordando 475 condutores da Prefeitura, 190 taxistas, 166 condutores de ônibus e 56 mototaxistas.

Estacionamento – Ao todo, houve 10.759 utilizações de vagas Zona Azul e 475 autuações.

Mobilidade – A operação montada pela Secretaria de Mobilidade (Semob) foi realizada com êxito. Ao todo, 805.974 pessoas foram transportadas por Transporte por Aplicativo (sob acompanhamento da Semob); 573.524 por ônibus e 34.941 foram transportadas por ascensores, sendo 32.733 pelo Elevador Lacerda e 2.208 pelo Plano Liberdade/Calçada.

Os agentes realizaram fiscalizações para melhor atender aos usuários. Foram feitas 33 autuações a ônibus, táxis e mototáxis e 57 abordagens a clandestinos.

Promoção Social – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizou 422 abordagens pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), 117 cadastros, registrou 60 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, 88 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oito encaminhamentos para os Centros de Convivência e 118 encaminhamentos diversos.

O órgão também fez 73 abordagens do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), 15 cadastros, 11 encaminhamentos diversos e 11 acolhimentos.

Catafolia – Os espaços de apoio aos catadores de recicláveis registraram 935 atendimentos, sendo 470 em Ondina e 465 no Dois de Julho.

A Sempre disponibilizou dois espaços de apoio aos catadores de material reciclável no CAS Wilson Lins, em Ondina, e na Escola Permínio Leite, no Dois de Julho. Os espaços funcionam das 7h às 17h com banheiro químico, orientação sobre local para banho, entre outros serviços.

Camarotes acessíveis – Os camarotes acessíveis do Campo Grande, Ondina e Piedade receberam 428 pessoas. Na estrutura situada no Campo Grande, 123 idosos e 40 acompanhantes brincaram o Carnaval.

A estrutura de Ondina recebeu 92 pessoas, entre elas, 63 idosos e 29 acompanhantes, além de 28 Pessoas com Deficiência e 19 acompanhantes. Na Piedade, foram 126 pessoas, 72 Pessoas com Deficiência e 54 acompanhantes.

Políticas sobre Drogas – O Observatório em Políticas sobre Drogas realizou 1.468 observações e 67 entrevistas. Entre o público atendido, 30% foi feminino e 70% masculino.

Entre as pessoas entrevistadas, 63% se autodeclararam pretas, 33% pardas e 4% brancas. Ao todo, 43% disseram usar drogas todos os dias, 16% disseram usar de um a três dias, 7% disseram usar drogas de 4 a 6 dias e 34% não responderam.

As drogas mais utilizadas são álcool (76%) e cigarro/tabaco (21%). Ao todo, 61% das pessoas entrevistadas disseram ser mais fácil ter acesso a drogas no Carnaval, 19% afirmaram ser mais difícil, 15% consideram o acesso igual e 5% não responderam.

Fiscalização – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou 500 vistorias e prestou 114 orientações no domingo (19) nos circuitos oficiais da folia e nos bairros. As vistorias foram feitas em 258 atividades diversas, 46 balcões, 37 bares, 20 praticáveis, 16 marquises, 8 palcos, 12 lanchonetes, 31 depósitos e 44 tapumes.

Nos estabelecimentos comerciais, foram emitidas duas notificações para atividade, três para balcão, um auto de infração e uma interdição por comercializar bebidas sem a devida licença. Além dos estabelecimentos, 21 empreendimentos foram vistoriados e um auto de infração foi emitido por realização de obra sem a devida licença.

O órgão também fez 417 abordagens a ambulantes e emitiu nove notificações especiais, dentre as quais notificações para que os trios não utilizem serpentinas, atividade comercial sem licença e venda proibida de bebidas em garrafas de vidro.

Camarotes – Foram feitas 48 vistorias em camarotes, resultando em 14 notificações especiais e em quatro notificações a praticáveis.

Publicidade – Ao todo, 23 vistorias foram realizadas para verificar as publicidades irregulares ao longo dos circuitos da folia. Uma notificação foi emitida para a suspensão de ação promocional e um auto de infração pela utilização de balões não licenciados.

O órgão também apreendeu 3 mil bandanas, 2 mil viseiras, 1 mil abanos, 200 copos e estruturas de balão em área pública, estes na Avenida Oceânica, ao lado do Camarote.Com.

Bebidas – Neste quarto dia, foram apreendidas 2.401 unidades de bebidas de marcas não autorizadas e algumas em garrafas de vidro. Foram 1.041 unidades apreendidas na Barra, 862 em Ondina e 138 no Campo Grande.

Sonora – Ao todo, 94 vistorias sonoras foram realizadas. Também foram feitos 107 monitoramentos de trio, três de camarote, 23 de palco e um monitoramento diverso. Três atividades sonoras foram encerradas.

Foram apreendidos pela Sedur um carrinho de mão e 15 pranchões de madeira.

Manutenção – A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) desobstruiu 356 dispositivos de drenagem (caixas de sarjeta) e fez o jateamento de 4,5 mil metros de rede.  

As equipes de plantão também fizeram o reparo de uma folha de tapume no Campo Grande e uma operação tapa-buracos com 175 quilos de asfalto frio.

Salvamento aquático – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) realizou 23 salvamentos de pessoas em afogamentos não fatais. Os agentes atuaram em oito postos e com o auxílio de uma embarcação. Foram feitas 781 prevenções, entre as quais 568 mistas, 186 reativas e 27 passivas. Foram entregues nove pulseiras de identificação para crianças.

Skip to content