Confira como se inscrever para o edital Arte Todo Dia

A Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), está com inscrições abertas para o edital Arte Todo Dia VI. A iniciativa vai contemplar 32 propostas a serem realizadas na capital baiana, com prêmio de R$30 mil cada. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 1º de agosto, através do site artetododia.salvador.ba.gov.br.

Podem ser inscritas propostas de atividades artístico-culturais pontuais, locais e de interesse público, apresentadas por pessoas físicas (artistas, produtores e representantes de grupos artístico-culturais não formalizados), microempreendedores individuais (MEIs) certificados para atividades do campo da Cultura, e instituições de direito privado, sem fins lucrativos e com finalidade cultural declarada em Estatuto Social, domiciliados ou sediados no município do Salvador há pelo menos dois anos. As categorias contempladas são arte de rua, artes integradas, artes visuais, audiovisual, circo, culturas identitárias, culturas populares, dança, fotografia, gastronomia, jogos digitais, literatura, moda, música e teatro.

Para se candidatar, é necessário preencher o formulário eletrônico, disponível no site, e ter atenção às orientações feitas no site do edital, como realizar planilha orçamentária e cadastros tanto do proponente, quanto da proposta. A chamada leva em consideração a relevância no contexto artístico-cultural do município do Salvador e da região administrativa em que se insere, mérito da proposta, viabilidade orçamentária e de execução, perfil e experiência do proponente e equipe técnica, caráter inclusivo e estímulo à diversidade cultural e a capacidade de mobilização de público.

O gerente de Promoção Cultural da FGM, Felipe Dias, ressalta que o Arte Todo Dia é uma das iniciativas promovidas pela Prefeitura para fomento ao setor cultural, bastante afetado durante a pandemia. “Os editais de fomento à cultura, como o Arte Todo Dia, são uma injeção direta de recursos municipais na cadeia produtiva da cultura e fundamentais para auxiliar a retomada do setor em uma cidade que vive, respira e atrai turismo através de sua cultura”, avalia.