Logo Prefeitura de Salvador

Confira esquema de serviços da Prefeitura para a Lavagem do Bonfim

Depois de dois anos sem festejos presenciais em razão da pandemia da Covid-19, a Lavagem do Bonfim está de volta nesta quinta-feira (12), homenageando o bicentenário da Independência da Bahia, com o tema “Há 100 anos cantando Glória a Ti neste dia de glória”. Na ocasião, os órgãos da Prefeitura vão atuar em diversos pontos da Cidade Baixa, desde a Conceição da Praia até a Colina Sagrada, para garantir o ordenamento e segurança de baianos e turistas que vão curtir o evento.

Saúde – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montará um esquema especial de atendimento, com um módulo assistencial ao lado da Colina Sagrada, com funcionamento das 7h às 21h. Além disso, uma ambulância do Samu 192 ficará disponível no módulo para possíveis remoções nas ocorrências que necessitarem de transferências. Outras duas ambulâncias acompanharão o cortejo para o atendimento ágil de possíveis ocorrências no percurso entre o bairro do Comércio e a Colina Sagrada, no Bonfim.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, localizada no Largo de Roma, estará de prontidão durante a festa, servindo de apoio para os casos de maior complexidade.

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará na lavagem do Bonfim com aproximadamente 120 agentes. Os guardas iniciarão as atividades antes dos festejos em apoio às fiscalizações e ordenamentos realizados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Já no dia da Lavagem, equipes reforçarão ações em equipamentos públicos como Elevador Lacerda, planos Inclinados da Liberdade, Gonçalves e Pilar, módulo assistencial de saúde no Bonfim, apoio nas barreiras de trânsito da Transalvador, controle de acesso em alguns pontos, além de patrulhas realizando ações preventivas ao longo de todo o circuito.

Ambulantes – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) estará com efetivo de 113 colaboradores durante a Lavagem do Bonfim, orientando trabalhadores licenciados para que trabalhem com segurança, dentro do que é permitido pela legislação. Durante todo percurso as equipes estarão trabalhando em conjunto com os demais órgãos municipais, para que a festa ocorra com tranquilidade e dentro do planejado.

O órgão cadastrou 545 ambulantes para o evento, entre baianas, vendedores para isopor e food trucks. Não será permitida a comercialização de produtos em carros de mão, carros-prancha, fogareiros, caixotes, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Também é proibido o uso de embalagens reaproveitadas de vidro, alumínio ou louças, que devem ser substituídas por descartáveis.

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Semop, atuou na Procissão Marítima, realizada nesta quarta-feira (11) no trajeto entre o Bonfim, Capitania dos Portos e Conceição da Praia. Durante a parte náutica, os salva-vidas contaram com dois barcos de apoio, com dois agentes em cada unidade, além de mais dois na embarcação que levou a imagem do Senhor do Bonfim, contabilizando seis prepostos. Além disso, cada agente contou com uma boia de resgate de apoio, como forma de ampliar a segurança de todos que participaram da parte marítima dos festejos.

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma operação para efetuar a limpeza antes e depois da lavagem. Ao todo, serão aproximadamente 661 agentes de limpeza e cerca de 70 maquinários, entre caminhões compactadores, de carroceria aberta, caminhões munck, caminhões e carretas pipa, articulados em todo o trajeto do cortejo.

A operação se inicia à 0h da quinta-feira (12) em todo o trajeto entre a Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Na “pré-lavagem”, a Limpurb estará com os serviços de varrição, lavagem de vias, coleta de lixo, de resíduos de construção civil, podas e retirada de inservíveis que estejam no trajeto, nas ruas adjacentes e transversais.

Após as 16h, a os agentes entram novamente no circuito para efetuar a limpeza pós-evento, com foco em dois trechos, que compreendem transversais e ruas adjacentes: um deles parte da Avenida Contorno até os Mares, e o segundo engloba a área que vai dos Mares até a Colina Sagrada.

Sedur – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensificará a fiscalização no circuito da festa, com o objetivo de combater a poluição sonora, orientar os bares sobre a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro e coibir a ocupação de marquises e atividades irregulares. Além disso, fiscalizar a publicidade irregular e proteção às marcas patrocinadoras.

Manutenção – Desde o mês passado, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) vêm realizado uma série de intervenções relacionadas à manutenção no percurso e ruas de acesso ao cortejo da Lavagem do Bonfim. Dentre elas estão a manutenção da malha viária através da Operação Tapa Buracos, garantindo a segurança dos pedestres por todo o cortejo; poda das árvores em todo o percurso; revisão do sistema de drenagem, com ações de limpeza, desobstrução e recuperação dos dispositivos; reparo pontual em calçadas públicas; manutenção do mobiliário urbano e academias de ginástica nas praças que foram requalificadas, além da reposição de tampas e grelhas furtadas/vandalizadas.

Ônibus e ascensores – O Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves, ambos nas proximidades da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, vão funcionar normalmente, porém não haverá cobrança de tarifa.  O Lacerda funciona das 7h às 22h, enquanto o Gonçalves opera entre as 8h às 17h. Os planos Inclinados do Pilar e Liberdade – Calçada, além do Elevador do Taboão, também irão funcionar normalmente nesta quinta, entretanto, nenhum destes tem cobrança habitual de tarifa.

A operação de transporte por ônibus será realizada das 6h desta quinta-feira às 0h de sexta-feira (13), com 18 linhas para diversos pontos da cidade, como Base Naval, Paripe, Santa Cruz, Cabula, entre outros, tendo seus horários de saída prolongados até a meia-noite.

Em razão dos bloqueios de trânsito, as linhas de ônibus que trafegam pela região terão seu itinerário modificado. Além disso, serão disponibilizados 44 ônibus de frota reguladora no Largo do Papagaio e na Estação da Lapa, que ficarão à disposição da equipe de fiscalização.

Táxis e mototáxis – Pontos de táxis e mototáxis serão implementados em locais estratégicos, buscando facilitar o deslocamento dos participantes. Os pontos da região da Cidade Baixa serão desativados e dois pontos especiais serão instalados: um nas proximidades do Ferry Boat, e outro no Largo de Roma, próximo ao Hospital da Mulher. Ambos os locais terão táxis e mototáxis à disposição para os usuários.

Além destes, os mototaxistas ganharão um terceiro ponto, próximo à Colina Sagrada. O novo local será na Rua da Imperatriz, em frente ao Colégio São José. Em todos os pontos, agentes da Semob vão fiscalizar e coibir o acesso de veículos de transporte clandestino. Já na região da Cidade Alta, não haverá mudanças nos pontos de táxis e mototáxis já regulamentados.

Trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) preparou uma operação especial nas regiões do Comércio e da Cidade Baixa em virtude dos festejos. As alterações no tráfego de veículos ocorrem entre a quarta-feira (11) e o domingo (15) para garantir a segurança viária de quem vai participar da celebração.

No total, mais de 90 barreiras serão instaladas e 250 agentes de trânsito vão atuar no esquema montado pela autarquia municipal. No dia da Lavagem, na quinta-feira (12), a interdição do tráfego de veículos nas vias por onde o cortejo passa ocorre a partir das 6h. Estará proibida a circulação e estacionamento de veículos nesses locais.

Criado: 11 Janeiro 2023

Skip to content