Confira o funcionamento dos órgãos da Prefeitura no feriadão de Tiradentes

Devido ao feriado nacional de Tiradentes nesta quinta-feira (21), o expediente presencial nos órgãos da Prefeitura de Salvador funciona até esta quarta-feira (20), com retorno na próxima segunda-feira (25). No entanto, os serviços essenciais municipais prosseguem em sistema de plantão durante o período. Confira o funcionamento dos órgãos municipais no feriadão:

Semop – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e com a Transalvador, vai atuar em regime de plantão no ordenamento do comércio informal e na fiscalização dos mercados municipais, que funcionarão normalmente neste feriado prolongado.

Sedur – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização no feriadão, em regime de plantão, com o objetivo de verificar a regularidade de estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador.

O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construções irregulares. As denúncias devem ser feitas através do Fala Salvador 156. Na quinta (21) e na sexta-feira (22), o atendimento presencial da pasta está suspenso.

Sempre – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) manterá em funcionamento ininterrupto as abordagens de rua e o trabalho nas Unidades de Acolhimento Institucional (UAI). Demais atividades presenciais, incluindo os Restaurantes Populares, estão suspensas na quinta (21) e na sexta-feira (22), com retorno na segunda-feira (25).

Defesa Civil – Como serviço essencial da Prefeitura, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona todos os dias em regime de plantão 24h. As equipes do órgão estarão de prontidão para atender as solicitações, dentro da Operação Chuva.

Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Limpurb – Os serviços da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) serão realizados normalmente no período.

Saúde – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) administrados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) funcionam normalmente durante o feriado prolongado.

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) atua neste feriadão com 35 postos salva-vidas, distribuídos no trecho entre as praias do Jardim de Alah e Ipitanga (Kartódromo), das 8h às 17h.

Guarda Municipal – Além de atuar com as ações rotineiras de patrulhamento em pontos estratégicos da cidade e em ações rotineiras como Tolerância Zero e blitze da Lei Seca, as ações da Guarda Civil Municipal (GCM) estão redobradas em função da Operação Chuva, em apoio à Codesal.

Manutenção – A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) realizam plantões de 24h no feriado. Somente o setor administrativo estará suspenso desta quinta-feira (21) até o domingo (24).

Transporte – Para o feriadão de Tiradentes, o transporte funcionará em horário especial. Na quinta-feira (21), a frota de ônibus será reduzida na cidade. Já de sexta a domingo, não haverá mudanças na operação do final de semana.

Os planos inclinados e elevadores estarão fechados na quinta-feira (21), exceto o Elevador Lacerda, que funciona normalmente das 7h às 19h. De sexta a domingo, os demais ascensores funcionam no horário habitual.

Educação – As escolas municipais vão funcionar até esta quarta-feira (20) e retornam na segunda-feira (25).

Prefeituras-Bairro – As unidades de Prefeituras-Bairro estarão fechadas quinta (21) e sexta-feira (22), retornando o atendimento na segunda-feira (25), às 8h.

Simm – O atendimento do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) segue até esta quarta-feira (20), com retorno na segunda-feira (25).