Logo Prefeitura de Salvador

Confira o funcionamento dos órgãos municipais no Natal

Durante a semana do Natal, alguns serviços municipais serão suspensos e retomados na segunda-feira (27). Alguns órgãos, no entanto, continuarão funcionando em regime de plantão, para garantir a prestação de serviços essenciais e os atendimentos de urgência e emergência à população.

Transalvador – A Superintendência de Trânsito de Salvador vai redobrar a atenção em locais de grande movimento de entrada e saída da cidade, a exemplo do Terminal Rodoviário de Salvador, do Terminal do Ferry Boat, região da feira de São Joaquim e Avenida Luiz Viana (Paralela). Essas regiões terão um efetivo maior no período, devido ao impacto no trânsito. 

No Núcleo de Operação Assistida (NOA), onde está a central de videomonitoramento da autarquia, agentes irão monitorar o tráfego durante 24 horas, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas, normalmente, durante o período.

Os setores de Defesa de Notificações e de Protocolo, cujos atendimentos só ocorrem em dias úteis, não funcionarão nos dias 24 e 31 de dezembro. Caso o cidadão queira fazer abertura dos serviços de defesa, apresentação de condutor, ou recurso na Jari, nos dias em que o expediente presencial estiver suspenso, poderá utilizar a via on-line. 

O setor de Liberação de Veículos Apreendidos funcionará normalmente nos dias 27 e 31 de dezembro. Nos dias 25 de dezembro de 2021 e 1º de janeiro de 2020, o atendimento será suspenso. O cidadão pode entrar em contato com a autarquia pelo Fala Salvador, número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão.

Mobilidade – No dia 24, a operação será normal até as 13h, quando a frota será reduzida. Entretanto, a partir das 20h, a operação noturna será normal, cumprindo os mesmos horários dos dias úteis. Já no sábado (25), a operação será realizada com frota de feriados. No domingo (26), não haverá mudanças na operação.

Ascensores – No dia 24, os planos inclinados Gonçalves (Centro Histórico), Pilar (Comércio/Santo Antônio Além do Carmo), Liberdade/Calçada e Taboão vão funcionar, respectivamente, das 8h às 18h, das 7h às 18h, das 6h às 18h e das 8h às 17h. O Elevador Lacerda funcionará das 7h às 22h.

Nos dias 25 e 26, os planos inclinados de Salvador não irão funcionar, mas o Elevador Lacerda manterá o funcionamento no horário das 7h às 19h. 

Travessia Ribeira-Plataforma  – No dia 24, o transporte aquático entre Ribeira e Plataforma estará disponível das 6h às 19h. No sábado (25), a travessia ocorrerá das 6h às 19h e, no domingo (26), das 7h às 19h.

Educação – As aulas serão suspensas nas escolas da rede municipal, na próxima sexta-feira (24) e depois retomadas na segunda-feira (27). O último dia letivo será o dia 29. O período de férias será de 30 de dezembro a 30 de janeiro. Após as férias, as aulas de 2022 serão retomadas no dia 31 de janeiro.

Fiscalização – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensificará a fiscalização, nos estabelecimentos comerciais e nos eventos em Salvador, com o objetivo de verificar o cumprimento dos protocolos de funcionamento. O órgão também realizará operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. Na sexta-feira (24), o atendimento presencial será suspenso. As denúncias devem ser feitas através do Fala Salvador 156.

Prefeituras-Bairro – As Prefeituras-bairro de Salvador funcionaram até 12h desta quinta-feira (23) e só retomarão o atendimento na segunda-feira (27). 

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal manterá a atuação dos agentes nas Vilas de Natal (Campo Grande e Praça da Revolução, em Periperi). Serão mantidas também as operações conjuntas com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), com a Sedur e a Transalvador, além das ações de patrulhamento preventivo e de proteção dos equipamentos públicos na cidade.

Sempre – O funcionamento será mantido nas Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), durante 24 horas, no Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), diariamente, das 7h às 19h. O Cras e Creas terão os atendimentos suspensos na sexta (24), com retorno na segunda-feira (27).  

Codesal – Como serviço essencial da Prefeitura Municipal, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funcionará, ininterruptamente, em regime de plantão 24 horas. No Natal, equipes estarão de prontidão para atender às solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com o órgão, de forma gratuita, pelo telefone 199.  

Saúde – Estarão em funcionamento 24h as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), serviços de urgência e emergência, Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) do Dique do Tororó e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192.

As estratégias de vacinação contra a gripe e a Covid-19 e os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Multicentros estarão suspensos em Salvador amanhã (24), sábado (25) e domingo (26), retornando na próxima segunda-feira (27).

Feiras e mercados municipais – As feiras livres funcionarão no dia 23, das 6 às 17 horas, e no dia 24 até às 14 horas. No dia 24, alguns mercados municipais manterão o funcionamento até às 14 horas, a exemplo do Mercado Popular, Mercado do Bonfim, Mercado das Flores, Mercado Dois de Julho, Mercado São Miguel e Mercado de Cajazeiras. Os Mercados Modelo e o da Liberdade estarão abertos até às 15h; já o de São Cristóvão, até às 16h. O Nacs de Itapuã, o de Periperi e o Mercado Jardim Cruzeiro irão funcionar até às 17 horas. Apenas o Mercado de Itapuã irá funcionar até às 18 horas. 

No sábado (25), a maioria dos estabelecimentos estará fechada, apenas o Mercado Popular e o Nacs de Itapuã terão o funcionamento até as 12h, e o Mercado do Jardim Cruzeiro e o Nacs de Periperi até as 14h.    

Salvamar – No verão, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) terá um esquema especial de atuação com a disponibilização de novos postos móveis de serviço, visando ampliar a atenção nas áreas com maior fluxo de pessoas. 

No final de semana do Natal – de 24 a 26 – as praias de Piatã, Jaguaribe, Ipitanga, Itapuã e Stella Maris receberão o reforço dos novos postos móveis como parte das operações especiais da Salvamar.

Skip to content