Confira o funcionamento dos serviços municipais no feriado de 12 de outubro

Nesta quarta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, os setores administrativos da Prefeitura de Salvador, as escolas da rede municipal e estruturas como o Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), SAC do Empreendedor, Central de Licenciamento de Eventos (CLE) e Prefeituras-Bairro, estarão fechados. No entanto, os serviços essenciais municipais estarão de plantão para atender aos cidadãos. Confira:

Transporte – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) montou uma operação para reforçar o atendimento em locais onde são registradas grande concentração de público, a exemplo da Orla, Jardim Zoológico e Parque da Cidade. Como acontece nos feriados, a frota de veículos convencionais será reduzida. Porém, a operação especial contará com o reforço de 60 ônibus da frota reguladora a partir do período da tarde, das 13h às 21h.

Os ônibus serão distribuídos entre as estações de transbordo e outros locais estratégicos. Na estação da Lapa serão disponibilizados oito veículos, que darão atendimento à região da Barra e Avenida Garibaldi. Na Estação Mussurunga, três veículos reguladores serão destinados à demanda na região da Praia do Flamengo. Na Estação Pirajá outros seis veículos vão dar atendimento às regiões de Itapuã e Ribeira, que, neste caso, também contará com reguladores partindo do Terminal Acesso Norte.

Ônibus reguladores serão colocados na Base Naval, Ribeira, Abaeté, Parque da Cidade e no Centro de Abastecimento de Paripe. Apesar de estarem alocados nestes pontos, os reguladores podem ser encaminhados para outros locais em que seja necessário, ficando à disposição da equipe de agentes da Semob.

Trânsito – Os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também estará monitorando o tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o período.

Os setores de defesa de notificações e protocolo, além de liberação de veículos, não funcionarão na quarta-feira (12). As notificações com previsão de vencimento no dia serão prorrogadas para o próximo dia útil (13). Caso o cidadão queira fazer abertura dos serviços de defesa, apresentação de condutor ou recurso Jari quando o expediente presencial estiver suspenso poderá utilizar a via on-line, no site da Transalvador (www.transalvador.salvador.ba.gov.br).

Proteção ao patrimônio – As ações da Guarda Civil Municipal (GCM) serão intensificadas no Parque da Cidade, no Itaigara, e o patrulhamento preventivo será realizado em outros espaços públicos, a exemplo das praças da cidade, em especial no Campo Grande e Parque dos Ventos. O efetivo da GCM terá reforço de mais 60 agentes circulando em motos e viaturas para garantir a segurança nesses locais.

Fiscalização de estabelecimentos – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização no feriado, em regime de plantão, com o objetivo de fiscalizar a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. As denúncias de poluição sonora devem ser feitas através do Fala Salvador, no número 156 ou site www.fala.salvador.ba.gov.br, ou pelo aplicativo Sonora Salvador. Nesta quarta-feira (12), o atendimento presencial está suspenso.

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) vai disponibilizar 75 agentes distribuídos nos postos situados entre as praias do Jardim de Alah e Aleluia, além de dez servidores para entrega de pulseiras para identificação de crianças.

Codesal – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente, em regime de plantão 24 horas. Qualquer situação de risco deve ser comunicada através do número gratuito 199.

Saúde – As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) prosseguem funcionando em esquema 24h, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado pelo número 199. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as de Saúde da Família (USF) retomam o atendimento a partir das 8h da próxima quinta-feira (13).

Limpurb – Os serviços de limpeza e coleta na cidade seguem normalmente nesta quarta-feira (12).

Criado: 11 Outubro 2022