Logo Prefeitura de Salvador

Confira os cuidados que podem ser adotados em casa após o Carnaval

Atenta à saúde dos foliões do Carnaval baiano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta a população sobre os cuidados que podem ser adotados em casa, para evitar danos graves à saúde, bem como para tratar infecções leves de forma domiciliar, evitando a busca por atendimentos em postos para casos sem gravidade.

Após a folia momesca, é possível o surgimento e aumento dos casos, que são facilitados não apenas pela aglomeração de pessoas nas ruas, mas também pelos hábitos adotados durante os dias de folia.  A vice-prefeita e secretária da pasta, Ana Paula Matos, explica que até agora não foi registrado aumento de casos relacionados às síndromes respiratórias após o Carnaval, descartando no momento uma onda de viroses na cidade.

Especialistas afirmam que, geralmente, os foliões desfrutam de poucas horas de sono, com alimentação inadequada, além do excesso de bebida alcoólica, fatores que naturalmente provocam situações de desidratação, diarreia, fraqueza, e sintomas gripais. Por se tratar de pacientes com sintomas variados e que normalmente não configuram doenças de notificação obrigatória, não há, até o momento, a identificação de aumento de um quadro viral comum a todos. 

“A SMS, por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde (DVIS), segue atenta e monitorando o cenário na capital baiana e reitera que a maioria dos casos pode ser tratada em casa, sem a necessidade de ir aos postos de saúde, para que esses possam acolher os casos que requerem maior atenção e cuidados, por conta de riscos à vida e complicações maiores”, orienta a médica infectologista da SMS, Adielma Nizarala.

Dicas de cuidados com a saúde

Hidratação – Adielma Nizarala tece sugestões para um cuidado maior com a hidratação nesse período. “O corpo perdeu muito líquido nos dias quentes e de festa. Associado a isso, o líquido mais ingerido pode não ter sido água durante a folia. Assim, beber bastante líquido, principalmente água, ajuda na recuperação mais rápida, nesse pós-Carnaval”, pontua.

Mal-estar – Ao amanhecer pós Carnaval, o mal-estar geral é muito comum. “Isso é uma consequência da privação do sono, do excesso de atividades físicas, alimentação inadequada, exposição ao sol e pouca hidratação. O repouso, uma alimentação balanceada e hidratação são o melhor tratamento. Porém, se após esses dias de folia a pessoa for acometida por sinais de adoecimento, diarreia, vômitos, sintomas respiratórios, entre outros, é importante evitar contato direto com outras pessoas e buscar atendimento médico na rede básica de saúde. UPAs e emergências hospitalares devem ser procuradas apenas em casos de sintomas mais graves. Outra dica fundamental é evitar a automedicação”, destaca.

Cansaço – As dicas para se recuperar do cansaço são parecidas com aquelas para a recuperação da ressaca e inclui dormir horas suficientes para a reposição das energias, ter uma dieta balanceada, beber bastante água, adotar técnicas de relaxamento como yoga e meditação, evitar o estresse, o consumo exagerado de álcool, nicotina e drogas e os estimulantes em excesso.

Skip to content