Logo Prefeitura de Salvador

Confira previsão do tempo e dicas para o banho de mar no feriadão

A previsão do tempo para este sábado (13) é de céu parcialmente nublado, com chances de até 60% de chuvas fracas e isoladas, em contraste à alta temperatura da sexta-feira (12). A informação é do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Ainda de acordo com o Cemadec, a partir de domingo, a atuação de uma frente fria em alto mar deve favorecer a ocorrência de chuvas significativas na cidade. A previsão é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas para o domingo e o feriado da Proclamação da República, na próxima segunda-feira (15), com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Ainda na segunda, as chuvas moderadas devem ser acompanhadas por rajadas de vento.

Diante da previsão de mau tempo, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) alerta para os cuidados com o banho de mar no período. A orientação para as pessoas é de que, ao chegar às praias, procurem um dos mirantes da Salvamar, pois lá poderão contar com profissionais treinados e capacitados para informar sobre o melhor local para banho, os locais mais perigosos e pontos onde há correntes de retorno (valas).

Também é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas se tiver a intenção de entrar na água, pois o álcool reduz o reflexo e passa uma falsa sensação de capacidade física favorável para nadar. “É importante lembrar-se sempre que água no umbigo é sinal de perigo. Passou disso, o cidadão já está em risco. É muito importante preservar a vida”, destaca o coordenador da Salvamar, Alysson Carvalho.

Principalmente para as regiões de mar calmo, a dica é ter cuidado com as boias, objetos flutuantes, pois eles são levados mais facilmente pela correnteza. Em locais com corrente de retorno, se o banhista já entrou na corrente, a orientação é nadar em paralelo à praia até que saia da corrente e nunca contra a correnteza para não se cansar e se afogar. Em praias sem a presença de salva-vidas, o banho de mar deve ser evitado.

Crianças – Uma das ocorrências mais frequentes é a de criança perdida na praia. Apenas no feriado da Independência do Brasil (7 de setembro), 28 crianças perdidas foram registradas na praia de Piatã, local amplo e com muita gente, o que facilita o tipo de ocorrência. Por isso, os pais e responsáveis não devem se descuidar dos pequenos, pois o mínimo de distração pode ser fatal. “É importante manter o olhar fixo nas crianças, pois além de se perderem, elas podem ir ao mar sozinho, se afogando”, pontua Carvalho.

Postos – A Salvamar atua durante o feriado prolongado com 35 postos situados entre o Jardim de Alah e a praia de Ipitanga, trecho sob a responsabilidade do órgão. Este ano, cerca de 700 ocorrências de resgate em afogamentos já foram registradas, sendo o maior número em outubro (241 ocorrências). As praias com maior concentração de casos são Jaguaribe e Piatã, principalmente, devido ao grande número de residentes de Salvador e visitantes de outras cidades do estado.

Skip to content