Conjunto Arvoredo recebe 58ª horta comunitária de Salvador

O Conjunto Arvoredo, em Tancredo Neves, é o mais novo beneficiado com uma horta comunitária – a 58ª implantada pela Prefeitura em Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). A ação ocorreu na terça-feira (8) e a estrutura possui mais de 150 mudas de hortaliças, como cebolinha, coentro, manjericão, couve, quiabo e até tomate cereja. Além disso, por conta do extenso espaço, o condomínio receberá também árvores frutíferas, a exemplo de pitangueiras e goiabeiras.

Para a secretária da Secis, Edna França, a horta comunitária é de grande valia não só para o Condomínio Arvoredo, mas para todos os espaços que já receberam a iniciativa na cidade. Para ela, a importância de se ter um espaço como este envolve aspectos como a melhoria do convívio social, a mudança para uma alimentação saudável e o incentivo da produção de alimentos agroecológicos.

É uma área que vai proporcionar a convivência, a terapia e também o contato com a natureza, com a terra. Nesse momento de pandemia, é importante cuidar do nosso corpo, da mente, e a alimentação não está fora do processo”, destaca Edna.

A gestora lembra ainda que cabe aos moradores decidirem o destino das hortaliças e frutas colhidas. Na maioria das vezes, segundo ela, o alimento é doado a abrigos, creches e instituições sociais, além da divisão feita entre os próprios residentes no condomínio. Hoje, aproximadamente 20 pessoas ajudam a cuidar do espaço.

Morador do Conjunto Arvoredo há 14 anos e um dos idealizadores da horta, Cícero Nascimento acredita que a questão da integração e preservação dos recursos naturais são os fatores que motivaram o espaço na entrada do local. “Me sinto privilegiado em, junto com meus vizinhos, ajudar o meio ambiente. A horta atende aos anseios de toda a comunidade e foi uma ação bem positiva”.

Além de Cícero, a costureira Ana Maria Oliveira, que há 13 anos chegou de Irará e mora no conjunto, também se interessou em ajudar no espaço. “Eu gosto dessa coisa de horta, de mexer com terra porque vim do interior, a gente tem esse tino. Na minha casa eu tenho uma área com canteiro, sempre mexo. Aí me inscrevi pra ajudar a horta, chamei meus vizinhos e continuo chamando gente pra participar do cultivo. Já chamei até meus filhos e netos para participar, ver a gente cuidando”, disse animada.

Demais hortas – A expectativa da Secis é entregar duas hortas comunitárias por mês, mas, devido à pandemia, as ações são decididas de acordo com as condições sanitárias. Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, além do espaço entregue no Condomínio Arvoredo, outro semelhante será entregue na próxima semana, no Condomínio Jardim das Margaridas.

“Mesmo com a pandemia e com pouco recurso, estamos chegando junto e dando continuidade ao trabalho, oportunizando as pessoas a ter esse espaço para melhor qualidade de vida”, concluiu Edna França.