Logo Prefeitura de Salvador

Conselheiros tutelares participam de curso organizado pela ONU

Os conselheiros tutelares que atuam na cidade de Salvador participam, na quinta-feira (20), às 15h, de um curso organizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), organismo da ONU responsável por questões populacionais. A iniciativa acontece na mesma semana do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio.

O encontro terá como temática “Os impactos da pandemia na atuação dos Conselhos frente às denúncias e acompanhamento de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes”. O evento conta com a participação de Keka Bagno, assistente social, mestra em políticas públicas (UnB) e conselheira tutelar em Brasília-DF; Daniela Florio, cientista social, associada de projetos do UNFPA e Global Leader for Young Children da World Forum Foundation; e Carlos Delcídio, especialista em planejamento intersetorial e orçamento no setor público, com experiência na área de defesa de direitos humanos de crianças e adolescentes. A mediação será feita por Gabriela Monteiro, oficial de Programa para Assuntos de Juventudes do UNFPA.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador (CMDCA), Tatiane Paixão, afirma que a participação nesta capacitação continuada é importante, porque aprimora a atuação dos conselheiros. “Esses encontros são fundamentais, pois fortalecem as políticas públicas de enfrentamento às violações dos direitos da criança e do adolescente, o que intensifica a linha de cuidado como forma de prevenir ou acolher as vítimas”, disse.

Estrutura – O CMDCA é vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A entidade é composta por 90 conselheiros e 40 suplentes, dentre membros da sociedade civil e do executivo municipal, divididos em 18 Conselhos Tutelares.

Skip to content