Conselho Municipal da Juventude realiza eleição para novos membros

Entidades voltadas para os jovens da capital baiana se reuniram na sexta-feira (26), na sede da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), no Comércio, para trocar ideias que possam impactar a juventude e eleger representantes para o do Conselho Municipal da Juventude de Salvador (Comjuv), que vão atuar no biênio 2022/2024. O conselho é um órgão colegiado e de caráter permanente, com função consultiva e fiscalizadora e vinculado à SPMJ, e é responsável pela representação da população jovem em Salvador e pela garantia do cumprimento de seus direitos.

O conselho é formado por entidades da sociedade civil que têm atuação na área da juventude e representantes do governo de forma paritária. Participam desta eleição diversas entidades dos mais variados segmentos. Serão selecionados dez conselheiros e dez suplentes.

A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, reforçou a importância do Comjuv para a sociedade e afirmou que espera que os novos representantes eleitos estejam atentos às demandas importantes do público, a exemplo da inserção no mercado de trabalho e profissionalização. “A eleição deste conselho é importante porque ele representa a população jovem do nosso município. É essencial que a juventude se faça presente e participe das eleições, uma vez que o conselho busca fiscalizar os direitos dos jovens à luz e o Estatuto da Juventude”, destacou.

O atual presidente do Comjuv, Gustavo Mercês, explicou que o conselho visa propor, contribuir e fiscalizar as políticas públicas de modo que sejam, de fato, efetivas à juventude. “Chegamos em um dos momentos mais importantes do processo eleitoral, que ocorreu durante todo o mês de agosto. Iniciamos com o próprio conselho, no mandato atual, se reunindo para criar o cronograma. Depois, estabelecemos uma comissão eleitoral para participar no processo de habilitação e avaliação de documentos, composta por servidores públicos. Agora estamos com esta tarefa de fazer a transição, já que agora quem deve ocupar o conselho é a sociedade civil”, explicou.

Vinte e uma entidades juvenis, por meio de seus representantes, estão fazendo parte da disputa pelos cargos de conselheiros. Leonardo José, presidente da Associação de Membros Estudantes de Salvador e que também concorre a uma das vagas no conselho, reforçou a importância do processo eleitoral e destacou que é preciso aproximar os jovens da política, começando pelo Comjuv, de forma a mobilizar os jovens a buscar os próprios direitos.

“Escutamos muito dos estudantes que não é para falar de política. E sempre pergunto o porquê, se a política é o nosso dia a dia. Através de muitas lutas conquistamos o espaço que temos hoje e o peso que tem o movimento social estudantil. Acredito que temos que mostrar que política é o dia a dia e precisamos quebrar este tabu”, afirmou.

Todas as informações do processo eleitoral em curso foram amplamente podem ser consultadas no Diário Oficial do Município (DOM) ou, ainda, no site da SMPJ (www.spmj.salvador.ba.gov.br/comjuv). A expectativa é que, na próxima quarta-feira (31), os conselheiros efetivados sejam convocados para eleição do presidente.

Criado: 27 Agosto 2022