Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência abre inscrições para eleição

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), está com inscrições abertas para as eleições, voltadas para o biênio 2022 – 2023, até o próximo dia 20. Podem participar do processo seletivo as entidades da sociedade civil com efetiva atuação no Município de Salvador voltadas à Pessoa com Deficiência (PCD).

Os candidatos podem ter acesso ao edital completo do processo eleitoral através do site da Sempre, no endereço www.sempre.salvador.ba.gov.br , ou na sede do Comped, localizada na Rua Engenheiro Silva Lima, em Nazaré, e fazer a inscrição através do e-mail inscricaocomped2021@outlook.com . As informações também estão disponíveis em libras, por meio de agendamento de reunião, através do e-mail upcd@salvador.ba.gov.br .

O diretor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Wagner Andrade, ressalta a importância da eleição. Segundo ele, o conselho tem caráter permanente, consultivo, deliberativo e fiscalizador com a finalidade de promover a efetivação e defesa dos direitos de pessoas com deficiência.

“É o momento das entidades, que já têm um trabalho efetivo e legalizado em Salvador, poderem representar a sociedade civil no órgão que define a política da pessoa com deficiência no Município”, justificou.

Para o atual presidente do Comped, Wanete Carvalho, todo cidadão tem papel relevante na participação das políticas públicas sociais. O gestor ainda ressalta sobre a importância que o conselho tem para a construção de uma sociedade mais igual. “O principal papel é respeitar o próximo e os seus direitos, com a sensibilização de que o respeito pelo diferente é o que faz a diferença”, resumiu.

Calendário eleitoral

5/10 a 20/10/2021: Período das inscrições

19/11/2021: Divulgação da lista de entidades que tiveram seu pedido de inscrição deferido, para disputa do pleito eleitoral.

22/11 a 26/11/2021: Prazo final para apresentação de pedido de reconsideração da decisão que tenha indeferido a inscrição da entidade.

6/12/2021: Divulgação das decisões referentes aos pedidos de reconsideração e da lista final das entidades que disputarão o pleito.

16/12/2021: Assembleia de eleição

22/12/2021: Publicação do resultado da eleição.