Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência empossa nova mesa diretora

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comped) de Salvador empossou, nesta quarta-feira (16), a nova Mesa Diretora para o próximo biênio 2022/2023. O ex-presidente Wanete Carvalho transmitiu o cargo para a assistente social Silvanete Brandão Figueiredo, que também é presidente da Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef).

A vice-presidência passa a ser ocupada pela comerciante e militante da causa, Dira Ramos. Também foram empossados 18 conselheiros, nove representantes da sociedade civil e nove representando o governo.  Os cargos de 1º e 2º secretários serão escolhidos na primeira reunião ordinária, em data a ser definida.

A solenidade de posse ocorreu na sede do Comped, no bairro de Nazaré, em Salvador, e contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos, representando o prefeito Bruno Reis, que está em Brasília. Também estiveram na ocasião o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Kiki Bispo; da secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo; e do diretor da Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD), Wagner Andrade.

A vice-prefeita Ana Paula Matos reafirmou o compromisso com a causa e ressaltou que governo e sociedade civil devem continuar trabalhando conjuntamente, buscando fortalecer as políticas públicas para pessoas com deficiência. “Se olharmos o filme de Salvador dos últimos anos, a gente vê que já avançamos bastante, mas ainda há muito o que avançar. Por isso, vamos fortalecer programas e projetos para que a voz de vocês tenha cada vez mais ressonância. A força se dá pela luta coletiva e faremos, juntos, a construção de novas políticas públicas”, afirmou.

O titular da Sempre, Kiki Bispo, afirmou que o Comped pode contar com o órgão e reafirmou a importância da inclusão social. “A cada dia a gente trabalha para romper as barreiras em nossa cidade, para que as pessoas tenham muito mais consciência e entendam a importância da inclusão social. Desejo sucesso a todos os empossados, na certeza que vamos atuar em sintonia”, pontuou.

Missão – A nova presidente Silvanete Brandão ressaltou a honra em assumir o Comped, em uma Salvador já reconhecida como a capital da diversidade. “É um trabalho que faremos com orgulho, pois as políticas públicas para pessoas com deficiência devem ser de fato executadas, e o Comped está aqui para fazer o controle social e chegar junto do poder público e da sociedade. As pessoas com deficiência também têm direitos e dignidade de estar junto com todos dentro de uma sociedade justa”, declarou.

O ex-presidente Wanete Carvalho, que esteve no posto por dois anos, destacou o aprendizado à frente do conselho. “Aprendi a conviver com os contrários e entender que nós precisamos ter estados, cidades e países acessíveis para todas as pessoas. Aqui a gente aprende a entender que todos nós somos iguais e devemos lutar até o final pelo direito de ser diferente. Todos imbuídos no mesmo propósito para defender os interesses das pessoas com deficiência”, afirmou, agradecendo, ainda, o apoio dos conselheiros e da gestão municipal.

Atuação – O Comped de Salvador é um órgão representativo e tem por missão fomentar e acompanhar a execução das políticas públicas voltadas para as pessoas com algum tipo de deficiência, no âmbito municipal, assim como articular as ações com outras esferas do Poder Público, como os governos Estadual e Federal. Os 18 titulares e 18 suplentes passam a ter atuação nos segmentos das deficiências visual, auditiva, intelectual, física, síndromes e direitos humanos.