Conselho Municipal de Assistência Social empossa nova mesa diretora

O Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (Cmass) realizou a cerimônia de posse da nova mesa diretora do órgão, na manhã desta terça-feira (21). Durante o evento, realizado no auditório da Organização do Auxílio Fraterno (OAF), foram empossados a presidente, Erica Bowes, o vice-presidente, Marcelo Tourinho, o 1º secretário, Rodrigo Alves, e a 2º secretária, Luciana Calazans. A vice-prefeita Ana Paula Matos e o titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) de Salvador, Kiki Bispo, também participaram da posse.

O Cmass reúne representantes da Prefeitura e de organizações da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços socioassistenciais na capital. O novo colegiado foi eleito para reafirmar o compromisso na construção do controle social, pela democracia e na defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas), durante o biênio de 2020 a 2022.

A vice-prefeita salientou a importância do Cmass para a construção das políticas públicas de assistência da cidade. “Além de aprovar os recursos e definir a melhor utilização dos recursos da assistência, ele também define linhas de ações e ajuda a Sempre a exercer melhor o seu trabalho. O conselho tem participação do governo e da sociedade civil, então esse trabalho em parceria é fundamental para a Prefeitura. Salvador segue avançando nas ações sociais porque escuta, dialoga e constrói junto com instituições importantes, como o conselho municipal e as políticas sociais”, disse Ana Paula Matos.

Para o titular da Sempre, Kiki Bispo, o Cmass é fundamental para delimitar o norte das políticas públicas municipais. “O conselho tem sido um parceiro da Sempre e acreditamos na nova diretoria. É um órgão gestor do mais alto gabarito e fundamental para ratificar aquilo que a administração municipal quer implementar ao longo dos próximos anos”.

A nova presidente, Erica Bowes, destacou a expectativa por novos projetos, ideias e compromissos do órgão, para avançar ainda mais na política de assistência social de Salvador. “Entendemos que o conselho é um espaço, um enraizamento da comunidade e da sociedade civil. Aqui, a gente também representa o segmento dos trabalhadores do Suas (Sistema Único de Assistência Social) e estamos inaugurando a primeira ocupação dessa representação da presidência do Conselho. Isso traduz uma necessidade da visibilidade das políticas públicas e ações de valorização do trabalhador, dando uma resposta muito mais qualificada e contundente para a sociedade. Nosso interesse é que a gente possa fazer com que nossos sonhos, crenças e lutas sejam traduzidos em ações do cotidiano”, afirmou.