Contenção de encosta trará segurança a moradores da Ladeira do Cacau

A Prefeitura vai construir uma contenção de mais uma encosta situada na Ladeira do Cacau (Rua Engenheiro Austricliano), em São Caetano, que dará mais segurança aos moradores da região. A ordem de serviço que autoriza o início das obras foi assinada na tarde desta segunda-feira (27) pelo prefeito Bruno Reis.

Também estiveram presentes na ocasião os titulares da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza; da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Kiki Bispo; e da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, dentre outros gestores e autoridades.

O prefeito relembrou o ocorrido há dois anos na localidade e ressaltou a importância de iniciar o serviço este mês, que está sendo marcado como o dezembro mais chuvoso dos últimos 20 anos, com uma média de 370 milímetros de chuva. “Em 2019, choveu 170 milímetros em três horas. Nós tivemos que acionar dez sirenes, inclusive a sirene dessa região, para que as famílias pudessem evacuar a área, e ocorreu o deslizamento dessa parte de cima da Ladeira do Cacau, trazendo um risco elevado para as famílias. De lá para cá, nós adotamos ações paliativas para evitar que houvesse novos deslizamentos e para dar proteção às famílias no período das chuvas. Elaboramos um projeto executivo e hoje estamos aqui para dar início imediato a essas obras”, afirmou.

A intervenção será executada com recursos próprios da Prefeitura e está orçada em R$1,6 milhão. A expectativa é que as intervenções no local durem aproximadamente quatro meses. Além da contenção da encosta em solo grampeado, será realizada a recuperação da escadaria, do caminho de pedestre e será feito, ainda, o plantio de grama. A área que será protegida tem 552 m².

O chefe do Executivo municipal antecipou que um pacote de proteção para outras áreas de risco na cidade está previsto para ser lançado nesta terça-feira (28), contemplando vários bairros com contenções do tipo solo grampeado e cortina atirantada, além de novas geomantas. Apenas na região administrativa de São Caetano, quatro áreas receberão proteção com investimento de aproximadamente R$3 milhões.

Balanço – Desde 2013, a Prefeitura já concluiu e entregou à população 113 obras de contenção de encostas em diferentes pontos da cidade. Deste total, 16 contenções foram executadas pelo município neste ano. O investimento na proteção das encostas neste período é superior a R$120 milhões. Salvador possui ainda 11 obras em andamento, orçadas em aproximadamente R$26 milhões, e mais 12 obras de contenção de encostas previstas para serem executadas no próximo ano.