Cores Conectadas chega à base avançada da Guarda Civil Municipal

Em mais uma ação de valorização da cultura e incentivo à arte urbana, em especial ao grafite, o projeto Cores Conectadas promove intervenção artística em um novo mural de órgão da Prefeitura. Desta vez, a pintura foi feita e assinada pelo artista Fumax dos Anjos no mural da base avançada da Guarda Civil Municipal de Salvador, na Avenida Oceânica, na Barra (próxima ao Farol), e vai marcar a reinauguração do imóvel, às 17h desta sexta-feira (18).

Com apoio da Prefeitura de Salvador, o projeto é realizado em parceria com a ITS Brasil e a Iquine, com execução a cargo da Agência Gamboa. Além de incentivar e valorizar a arte urbana, a proposta é revitalizar prédios e estruturas antigas da cidade. Os artistas participantes usam temas ligados à instituição, proporcionando destaque e melhorias ao equipamento por meio do grafismo e despertando um relacionamento positivo entre a população e esses espaços.

Há 20 anos fazendo arte, Fumax dos Anjos, 34 anos, ficou feliz com a proposta e defende que haja mais iniciativas como essa. “Necessitamos de incentivos como esse, de oportunidade a outros artistas negros, periféricos, para que possamos estar inseridos nesse nicho da arte e cada vez mais envolvidos com a nossa cidade. O grafite vem rompendo horizontes e trazendo novas perspectivas aos jovens. Além disso, a pintura nesses murais, muitos deles em locais turísticos, é uma forma de dar destaque ao nosso trabalho e levar a arte da periferia para o Centro”, opina ele que também ministra oficina para jovens e adolescentes.

No seu trabalho, Fumax busca trazer elementos da natureza, da fauna e da flora, incluindo microsseres. As suas obras trazem uma mensagem de cunho socioambiental, incentivando as pessoas a preservar o verde e a ter cuidado com a cidade por meio de ações conscientes.

O Cores Conectadas já passou pelo Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, e pela Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), na orla de Patamares, no ano passado, e segue revitalizando prédios e estruturas da cidade através da arte urbana e de cunho social. Além das intervenções artísticas, os locais também recebem pontos gratuitos de acesso à internet wi-fi para uso da população, instalados pela ITS.

Reinauguração da base – Em obras há dois meses, a base avançada da GCM passou por uma completa intervenção, incluindo a reforma do telhado, solucionando os problemas existentes com a infiltração, além da construção de banheiro, dormitório, copa e sala para recepção e serviços de pintura em todo o imóvel. Orçada em aproximadamente R$60 mil, a intervenção será entregue pela vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos, às 17h30.