Logo Prefeitura de Salvador

Covid-19: Salvador libera agendamento para vacinação de bebês com comorbidades

Com o objetivo de garantir a imunização contra Covid com a vacina Pfizer Baby, de crianças com idade de 6 meses a menores de três anos com comorbidades, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará, nesta quarta-feira (30), vagas para agendamento deste público, através do site Hora Marcada. 

Os pais e responsáveis pelos menores deverão fazer agendamento no portal eletrônico (vacinahoramarcada. saude. salvador. ba. gov. br) e comparecer ao local e hora marcados, portando original e cópia do comprovante de residência, Cartão SUS e cartão de vacina da criança. Os atendimentos começarão a partir de quinta-feira, 1º de dezembro. Serão oferecidas 260 vagas por dia, distribuídas em 13 unidades de saúde. 

Quase 900 crianças, na faixa etária de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias, com comorbidades, já foram incluídas automaticamente no sistema, por já serem atendidas nas unidades de saúde do município, sendo o agendamento deste público também necessário, para ter acesso ao imunizante. 

De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, o esquema de vacinação primário será composto de três doses. As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose, administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose. 

“Estamos muito felizes em oferecer a este público a vacinação contra Covid, uma vez que o imunizante é a forma mais eficaz de proteção contra a doença. Por isso, também reforçamos a convocação das famílias para que façam o cadastramento dos seus bebês e, para aquelas já cadastradas, o agendamento da vacina que é segura, autorizada pela Anvisa e ainda recomendada pelo Ministério da Saúde. Vamos proteger nossas crianças”, conclamou Decio Martins, secretário municipal da Saúde de Salvador. 

Cadastramento – Mesmo com o início da vacinação, a SMS dá continuidade ao cadastramento das crianças com comorbidades, com idade entre 6 meses e 2 anos de idade, para terem acesso à vacina contra a Covid-19. A lista continuará subsidiando a pasta no planejamento da imunização desse grupo, que será iniciada logo após a etapa do cadastramento, em data ainda a ser divulgada. 

Para isso, a SMS disponibilizou o site www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br  , restrito ao médico (a) que utilizará o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb. 

Confira o passo a passo: 

1 – O responsável pelo portador da comorbidade com a idade entre 6 meses e 2 anos deverá procurar o médico que acompanha o bebê – tanto da rede pública quanto da rede privada;

2 – O médico fará a avaliação do paciente e verificará se o mesmo está dentro das comorbidades e deficiências elencadas pelo Plano Nacional de Imunização;

3 – Caso esteja elegível, o médico incluirá o nome do paciente na lista de habilitados para campanha de vacinação contra Covid-19 através do portal www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br ;

4 – Quando a vacinação do grupo estiver aberta, é importante destacar que antes de se dirigir ao ponto de imunização o paciente deverá conferir o nome cadastrado no site da SMS.

Criado: 29 Novembro 2022

Skip to content