Covid-19: Vigilância Sanitária realizou 113 inspeções em estabelecimentos e eventos

Para assegurar a saúde da população de Salvador e cumprimento das normas sanitárias na retomada gradual com segurança nos bares, shows e casas de espetáculos, a Vigilância Sanitária de Salvador intensificou o monitoramento no último mês. Ao todo, 41 restaurantes e 38 eventos foram inspecionados, desses, 37 foram notificados por desrespeitar as regras estabelecidas.

Neste sábado (18) e domingo (19), a estratégia segue na capital baiana, com as equipes divididas em áreas estratégicas da cidade para avaliar as condições sanitárias e inibir a circulação da Covid-19. De acordo com a diretora da Diretoria de Vigilância e Saúde (Dvis/SMS), Andrea Salvador, as ações preventivas vão garantir que os reflexos no sistema de saúde possam seguir em queda na capital.

“As equipes irão fiscalizar os itens previstos pelos protocolos, como álcool gel, barreiras sanitárias, entre outros. Um estabelecimento que se preocupa em oferecer qualidade sanitária para o cliente contribui para reduzir a curva de infecção na cidade”, pontuou a diretora.

Com a retomada do turismo, a Visa atua nas orientações para controle do risco sanitário. As casas de espetáculo demandam um olhar especial, tendo em vista o aumento do público para até cinco mil pessoas. São priorizadas as estruturas de serviços, o armazenamento de produtos e manipulação adequada de alimentos, serviços de saúde instalados e atenção aos protocolos sanitários para enfrentamento ao coronavírus.

A ação contou também com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Smed) para inspecionar as escolas da rede pública no retorno 100% presencial. Foram avaliadas as salas de aula, áreas de produção de alimentos, áreas de lazer e administrativas. Ao todo, 34 escolas foram visitadas.