Logo Prefeitura de Salvador

Credenciamento para a Lavagem do Bonfim termina na sexta-feira (10)

Para as entidades ou grupos interessados em participar da Lavagem do Bonfim, que vai acontecer no dia 16 de janeiro, as inscrições estão sendo realizadas, das 8h às 12h e das 14h às 17h, até a próxima sexta-feira (10), na Gerência de Eventos da Empresa Salvador Turismo (Saltur), na rua Humberto de Campos, nº 51, Graça.  A festa todos os anos atrai inúmeros baianos e turistas que percorrem da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, numa extensão de oito quilômetros.

 

No ato das inscrições, o representante do grupo deverá apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e documentos da entidade. Para aqueles que utilizarão carros, a inscrição só se dará mediante a entrega da cópia dos documentos: certificado de registro e licenciamento do veículo, habilitação do condutor e RG, CPF do mesmo. Só serão permitidos carros de som do tipo Kombi e pequenas caminhonetes, até 85 decibéis. A utilização de animais durante o desfile continua proibida.

 

O local de concentração e de partida das entidades participantes da festa é na Avenida Contorno – na altura do restaurante Amado -, mediante a apresentação do comprovante de inscrição.  A saída será por ordem de chegada, logo após o cortejo oficial às 9h, tendo o limite para iniciar o desfile até ás 15h. Após o desfile, os carros inscritos não poderão permanecer em nenhum local do circuito, ficando sujeitos a reboque e multa.

 

História – A realização da Lavagem do Bonfim é uma tradição que remonta à inauguração da Basílica, na Cidade Baixa, e atrai todos os anos cerca de um milhão de pessoas, entre devotos, moradores e turistas. A festa foi iniciada pelos romeiros e escravos que, a mando dos senhores e integrantes da Irmandade do Senhor do Bonfim, limpavam e enfeitavam a igreja para a festa dedicada ao santo, no segundo domingo depois da Epifania (Dia de Reis).

 

Os rituais católicos duram dez dias e começam com o novenário. No encerramento, acontecem as missas solene e campal. Já a lavagem, que ocorre na quinta-feira anterior ao domingo da festa, sincretiza catolicismo e candomblé. Na religião africana, o santo representa Oxalá, o pai de todos os orixás.

 

Skip to content