CredSalvador contabiliza quase R$20 mi de crédito para microempreendedores

Próximo a completar um ano de implantação em dezembro, o CredSalvador encerrou a primeira etapa com resultado positivo. O programa contabilizou quase R$20 milhões em microcréditos, beneficiando mais de sete mil empreendedores na capital baiana.

Criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o programa ultrapassou a expectativa inicial, quando estabeleceu a meta de cinco mil beneficiários, funcionando como uma iniciativa inédita e modelo na concessão de crédito público. “As condições do CredSalvador atraíram os pequenos empreendedores, ao praticar taxa de juros abaixo do mercado, de 0,5% ao mês, carência de três a seis meses e parcelamento em até 24 meses”, avalia a gestora da pasta, Mila Paes.

De acordo com a secretária, novas solicitações estão temporariamente suspensas, mas o programa segue com o atendimento aos contratos já firmados, com a realização da etapa de análise para a liberação dos recursos disponíveis. A gestora acrescentou que a equipe da Semdec já realiza estudos para o início da segunda etapa do CredSalvador, no próximo ano. “Mas para que isso aconteça, é imprescindível que as parcelas dos atuais contratos sejam pagas de forma que o programa seja retroalimentado”, explicou.

Principais atividades – O CredSalvador foi financiado pelo Fundo de Crédito Emergencial de Salvador, para o enfrentamento dos impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19. O objetivo é atender ao pequeno empreendedor, que geralmente tem pouco acesso ao sistema financeiro de crédito tradicional, fornecendo empréstimos em condições acessíveis, para a quitação das dívidas e qualificação dos negócios. O acesso por via on-line também facilitou a aquisição, conferindo agilidade no processo, feito de forma automática, desde a solicitação, análise até aprovação do crédito.

O programa abrange um público formado por microempreendedores individuais (MEIs), microempresários e empreendedores informais. Mas foram os MEIs que mais requisitaram empréstimos, aplicando nas atividades de cabeleireiro/manicure (13,78%) e comércio varejista de vestuário (10,65%), fornecimento de alimentos (4,43%), comércio de mercadorias (3,66%), comércio de bebidas (3,82%) e bares e restaurantes (2,76%).

Pretos e mulheres – A maioria dos negócios está localizada na periferia de Salvador, sendo os primeiros da lista os bairros do Uruguai, Fazenda Grande do Retiro e Periperi, seguidos por Cajazeiras, Engenho Velho da Federação e Rio Sena.

A assinatura de 88,34% dos contratos de negócios é liderada por negros (pretos e pardos) e as mulheres também são maioria na tomada de crédito, responsáveis por 53,37%; os homens, 44,98%; e 1,65% não declarados. As mulheres, por sua, vez, contam com valor 10% superior na aprovação do crédito, em decorrência da estratégia de valorização do empreendedorismo feminino.

Criado: 24 Novembro 2022