CredSalvador supera R$7,5 milhões em crédito e traz novidades para mulheres

Com cinco meses de lançamento pela Prefeitura, o programa CredSalvador liberou mais de R$7,5 milhões em créditos para empreendedores. O programa ultrapassou 2.826 contratos, ou seja, acima de 50% da meta inicial estabelecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

A pasta anunciou outra importante novidade do CredSalvador: como forma de incentivar o empreendedorismo feminino e atender a determinação legal de priorizar as mulheres nos critérios de oferta, os negócios liderados por mulheres estão obtendo aprovação de crédito com valor 10% superior ao que vinha sendo aprovado até então.

Os negócios liderados por negros (pretos e pardos) foram responsáveis por 86,49% dos contratos assinados. As mulheres também já são responsáveis pela maioria dos contratos, com 50,53%.

Outra característica importante revelada pela secretaria é o alcance aos mais diversos bairros da cidade, tendo chegado até a Ilha de Maré, pertencente ao Município de Salvador. A empreendedora Márcia Menezes Lobo, moradora da comunidade de Botelho, na Ilha de Maré e proprietária de uma mercearia, celebrou a medida da Prefeitura. “Achei o programa super interessante, pois é uma boa oportunidade de investimento com juros bem baixos”, afirma.

Pré-requisitos – O programa foi criado como estratégia emergencial para enfrentamento dos impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. Pelo Fundo de Crédito Emergencial de Salvador, estão sendo liberados valores situados entre R$500 a R$15 mil, com carência de três a seis meses e parcelamento em até 24 meses. Para ter acesso à linha de crédito, o empreendedor deve acessar o site www. credsalvador. nexoos. com. br .

Para quem tem dificuldade em acessar a plataforma, a Semdec disponibilizou uma equipe de suporte do Simm/CEM, através do número (71) 3202-2002, e Prefeituras-Bairro. Outra opção é o próprio atendimento da operadora do sistema, pelo WhatsApp (11) 4949-5929 e e-mail credsalvador@nexoos.com.br .

O pretendente deve ser microempresário individual (MEI) ou possuir microempresa (ME), integrar cooperativas ou associações de pequenos empreendedores, bem como profissionais autônomos e liberais, com registro, permissão e licença ou alvará de funcionamento em Salvador. Para acessar o crédito, o empreendedor tem de participar dos cursos de capacitação e empreendedorismo e gestão financeira, para melhor aplicação dos recursos dentro do próprio negócio.