CredSalvador ultrapassa marca de R$10 milhões em concessão de microcréditos

Lançado em dezembro de 2021 pela Prefeitura, o programa CredSalvador alcançou, neste mês de julho, R$10,1 milhões em concessão de microcréditos e cerca de quatro mil contratos assinados com microempreendedores soteropolitanos. Os dados são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Econômico, Emprego e Renda (Semdec), responsável pelo programa.

A iniciativa foi criada como parte das ações emergenciais da administração municipal, para a retomada econômica e enfrentamento dos impactos causados pela pandemia da Covid-19. Os números mostram que quase 87% dos negócios que tomaram o crédito são liderados por negros. Destes, quase 51% são liderados por mulheres, 46% por homens e 3% não declararam. A porcentagem das mulheres inscritas no programa reflete a prioridade dada a este grupo, prevista na lei de criação do programa, com a intenção de fomentar o empreendedorismo feminino.

A titular da Semdec, Mila Paes, destacou que o CredSalvador impacta não só no desenvolvimento econômico, mas na injeção de recursos na economia soteropolitana. Um recente estudo feito pelo banco Santander demonstrou que, a cada R$1 investido, o retorno chegava a R$4,50.

“Com isso, falamos em R$40 milhões que devem voltar para o PIB, no momento em que a economia está se reerguendo. O valor fez toda a diferença para as empresas e, realmente, o recurso é bem-vindo em uma cidade que tem um volume de pequenos negócios, de MEIs (microempreendedores individuais) e de negócios formais e informais relevantes para a geração de emprego para a cidade”, disse a gestora.

Ampliação – Mila Paes aproveitou para avaliar o programa de forma extremamente positiva, não só pelo sucesso na procura, mas também pela inovação na forma de concessão. “Esse é um programa de microcrédito produtivo público municipal inovador. Além dos números e do impacto econômico, fornece microcrédito produtivo de forma desburocratizada”.

Segundo a secretária, os próximos passos do programa envolvem a aplicação de mais R$5 milhões até o final do ano. “Além destes recursos, o programa contará ainda com o valor pago de volta ao município, pelas pessoas que solicitaram o microcrédito, o que possibilita que o dinheiro seja emprestado novamente”, informou.

Pré-requisitos – Pelo Fundo de Crédito Emergencial de Salvador estão sendo liberados valores entre R$500 a R$15 mil, com carência de três a seis meses e parcelamento em até 24 meses, com juros de 0,5% ao mês, bem abaixo dos praticados pelo mercado. Para ter acesso à linha de crédito, o empreendedor deve acessar o site www.credsalvador.nexoos.com.br.

Para se candidatar ao crédito, o interessado deverá assistir a dois vídeos, sobre capacitação empresarial de empreendedorismo e finanças, fazer uma prova sobre conhecimentos básicos e preencher o cadastro com os dados do solicitante, sujeito a análise.

Até o momento, os vídeos sobre Finanças e Empreendedorismo já alcançaram quase 22 mil visualizações. Além disso, quase 15 mil pessoas realizaram os treinamentos de capacitação em gestão financeira, ofertados pelo programa.

Para quem tem dificuldade em acessar a plataforma, a Semdec disponibilizou uma equipe de suporte do Simm/CEM, através do número (71) 3202-2002 e nas Prefeituras-bairro. Outra opção é o próprio atendimento da operadora do sistema, pelo WhatsApp (11) 4949-5929 ou e-mail credsalvador@nexoos.com.br.

O pretendente deve ser MEI ou possuir microempresa (ME), integrar cooperativas ou associações de pequenos empreendedores, bem como profissionais autônomos e liberais, com registro, permissão e licença ou alvará de funcionamento em Salvador.