Crianças começam a ser vacinadas contra Covid-19 nas escolas municipais

Crianças de 5 a 11 anos começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas unidades de ensino onde estão matriculadas, nesta sexta-feira (18). A ação, realizada em parceria entre as secretarias da Educação (Smed) e da Saúde (SMS), foi iniciada na Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, no bairro homônimo, e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mário Altenfelder, no Lobato.

Na Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, a adesão dos pais à vacina foi grande, o que gerou um movimento intenso no local durante todo o dia. A unidade de ensino atende 923 alunos, nos turnos diurno e noturno. São contemplados na escola alunos desde o 1º ano até o 5º ano do Ensino Fundamental, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), à noite.

Jurlene Santos trouxe o filho Pedro Gutemberg Ferreira, de 9 anos, para receber a primeira dose do imunizante. Ela celebrou a facilidade para proteger a saúde do filho e declarou ser muito importante a ação de vacinar as crianças.

“Eu estava ansiosa para chegar a vez dele e ele estava com um pouco de receio. Mas, conversando, Pedro entendeu que era importante, principalmente porque ele tem asma. Essa vacinação na escola é muito positiva, porque a gente não precisa se deslocar para longe ou outro bairro para vacinar nossos filhos. Estou muito feliz”, contou.

Tiago Dutra Nascimento, 6 anos, chegou entusiasmado para receber a vacina e chamou atenção pela tranquilidade. A mãe do pequeno, Rosana de Jesus Dutra, disse contou que explicou para ele a importância de se imunizar, de forma lúdica, e que ficou surpresa com a postura do filho.

“Ele se vacinou como gente grande. Acredito que todos os pais devem trazer seus filhos para se imunizar. Além de proteger as crianças, a gente protege também toda a família. Com o avanço da vacinação, ainda mais agora incluindo os pequenos, ficamos menos preocupados com a doença”, afirmou.

Segurança – Para a diretora da unidade, Jurema Macedo, com a vacinação infantil não apenas a comunidade escolar ganha, mas todo o bairro fica mais fortalecido para combater o coronavírus. Ela contou que se surpreendeu com a quantidade de pais que autorizaram a imunização dos pequenos e que foram até a unidade escolar acompanhar o processo.

“É muito positivo porque parte deles trabalha de segunda a sábado e não têm a possibilidade de levar o filho até o posto de saúde durante a semana. Já na escola temos uma certa flexibilidade, o que facilitou bastante para muitas famílias. A vacina protege as crianças, os professores começam a se sentir mais seguros, e isso dá uma tranquilidade maior para todos”, detalhou.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que podem ser consultados através do portal www.vacinometro.saude.salvador.ba.gov.br , foram vacinados hoje com a primeira dose na capital 3.205 crianças e adolescentes com idade entre 5 a 17 anos.