Crianças devem atualizar caderneta de vacina para prevenir doença

Cerca de 19 mil crianças atualizaram a caderneta de vacinação até o último sábado (24) graças à Mobilização de Multivacinação realizada pela Secretaria Municipal da Saúde com o objetivo de prevenir doenças imunopreveníveis. O número equivale a um aumento de 29% em comparação ao ano passado, quando 9.259 menores de cinco anos foram imunizados.

Em Salvador, aproximadamente 313.364 crianças fazem parte do público alvo da intensificação, que segue até o dia 30 de agosto. Elas deverão comparecer ao posto de saúde portando a caderneta de vacina que será avaliada pelo profissional responsável. Sendo necessário, receberão as doses pendentes.

A multivacinação permite aos pais ou responsáveis atualizarem as cadernetas das crianças que por algum motivo deixaram de tomar uma ou mais doses previstas no calendário de imunização, entre elas: hepatite B, pentavalente (DTP/Hib/HB), poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), DTP (difteria, tétano e coqueluche) e BCG.

As vacinas são substâncias capazes de estimular o sistema imunológico, a fim de tornar o organismo imune, ou mais resistente, a alguns agentes patológicos. Ao serem introduzidas no organismo, estimulam a produção de anticorpos, evitam contaminações e protegem os imunobiológicos de condições adversas (frio, calor, alterações do pH).

Cada vacina possui uma idade mínima para ser iniciada, e os intervalos entre as doses devem ser respeitados para que a vacinação seja mais efetiva. Para isso, o Ministério da Saúde elaborou um esquema de vacinação, que é utilizado por todo o sistema de saúde brasileiro.