Logo Prefeitura de Salvador

Culinária Musical reúne diversas linguagens artísticas a partir desta sexta (26)

A edição do Culinária Musical desta semana está recheada de atividades e reúne música, poesia, dança e até atração do Teatro de Soleil (França). O projeto, remodelado para se adaptar às limitações impostas pela pandemia, vem sendo realizado inteiramente no formato virtual, com transmissão ao vivo no canal da Casa do Benin do YouTube. Não é necessária inscrição prévia do público. 

Idealizado pelo afrochefe Jorge Washington, o projeto é um dos contemplados pelo edital de Ocupação e Dinamização dos Espaços Culturais da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Sendo assim, o Culinária Musical deverá ocupar a Casa do Benin até junho deste ano. 

A programação tem início nesta sexta-feira (26) com a realização da Sexta Formativa, às 15h. Será um bate-papo gastronômico com Lourence Alves, que é cozinheira, doutora em Nutrição, Alimentação e Saúde, mestra em História e gastrônoma. Na ocasião, ela ensinará a fazer um mafé de frango. 

No sábado (27), às 12h, o Culinária Musical voltará ao YouTube da Casa do Benin com show do cantor, compositor e multi instrumentista Sérgio Pererê, de Minas Gerais. O artista dialoga com várias vertentes da música e já se apresentou em vários países como Canadá, Áustria, Espanha, Moçambique, China e Argentina. Grande parte de sua influência vem das raízes africanas, tanto nos instrumentos quanto na forma de expressar seu canto. 

Os convidados representantes da linguagem musical serão Beatriz Ulloa e Mário Ulloa. Haverá também a performance internacional de Maurice Durozier, do Teatro de Soleil, que vai dramatizar uma receita tradicional francesa de sanduíche. A tarde terá ainda um momento de poesia com a escritora e atriz Cristiane Sobral, e performance de dança com Denys Silva. 

“O Culinária Musical traz a possibilidade de discutir a culinária afro e afetiva em um momento que temos de ter extremo cuidado com o isolamento. Neste momento em que precisamos ficar em casa, ele é entretenimento garantido para nosso público. É uma opção de interagir com várias linguagens, de aprender o sarapatel que eu vou fazer e depois agraciar os seus dentro de casa, de se divertir de uma forma linda e aprender também”, afirmou Washington. 

O chefe contou que retomar o projeto de forma on-line foi um desafio, mas que tem apresentado bons resultados. “Em um primeiro momento fiquei apreensivo com a situação, mas tem funcionado super bem. Ampliou o público, inclusive, porque conseguimos dialogar com gente do Brasil inteiro e do mundo. A internet permite isso, dá a oportunidade de acompanharem a edição, interagir… O chat pega fogo”, completou.

Skip to content