Logo Prefeitura de Salvador

Curso de capacitação sobre empoderamento feminino para servidoras é lançado

As servidoras municipais de Salvador passam a contar com o curso UNFPA Empodera – pela promoção dos direitos das mulheres. O lançamento ocorreu nesta segunda-feira (13), de forma on-line, com as presenças da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; da secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordelo; e da representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Astrid Bant. 

O curso tem o objetivo de fomentar processos formativos para mulheres profissionais, que trabalham na gestão administrativa de Salvador, oferecendo capacitação totalmente on-line e autoguiada sobre a promoção dos direitos das mulheres, saúde sexual e reprodutiva e diversidade, entre outros temas. Para participar, basta ser profissional da Prefeitura, realizar a inscrição e acessar todo o conteúdo do curso. A plataforma foi disponibilizada para as servidoras através de e-mail e ficará disponível até março de 2022.  

A iniciativa busca promover, especialmente, três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser atingidos até 2030 por 193 países. O ODS 3, por exemplo, busca assegurar vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades. Já o ODS 5 tem como ideia defender a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e jovens. Por fim, o ODS 17, que propõe o fortalecimento de parcerias globais para o desenvolvimento sustentável.

Combate à violência – Para a vice-prefeita, a gestão busca de todas as formas combater a violência contra mulher. “Para isso acontecer de maneira efetiva é necessário fomentar a construção de autonomia, capacitação e empoderamento”, afirmou. Ana Paula destacou ainda a parceria com a UNFPA como fundamental no trabalho de capacitação para prestação de um serviço de melhor qualidade para as comunidades.

A secretária Fernanda Lordelo pontuou que o curso traz uma pauta muito importante, que é a questão dos direitos da mulher. “Quando nós falamos de empoderamento, estamos disseminando informações, conversando e dialogando para que, conhecendo os próprios direitos, as mulheres possam lutar. Esta é uma capacitação que faz parte de um programa de formação continuada do município e busca assegurar vida saudável, promover o bem o bem-estar de todos e a igualdade de gênero”, garantiu. 

Para a representante do UNFPA, Astrid Bant, a expectativa é que a plataforma mobilize ações de apoio e empoderamento. “Buscamos também sensibilizar as profissionais para o compromisso com a promoção dos direitos das mulheres, dignidade e cidadania, em seus espaços de atuação”.

Skip to content