Curso de defesa pessoal busca prevenir violência contra a mulher

Resultado de parceria entre a Superintendência de Políticas para Mulheres de Salvador, através do centro de Referência Loreta Valadares, e a Guarda Municipal, teve início nesta segunda-feira (3) as novas turmas do Curso de Defesa Pessoal para Mulheres. Dois grupos, cada um formado por cerca de 45 alunas, estão recebendo o treinamento no Colégio Magalhães Netto, nos Barris, nos turnos da manhã e da tarde. Outras duas turmas começam a participar das aulas nesta terça-feira (4), no Centro Social Urbano de Castelo Branco.

A gerente do Loreta Valadares, Celina Almeida, está participando das aulas e explica que o objetivo da capacitação é oferecer às mulheres instrumentos para garantam sua maior segurança em relação a situações de violência. O curso, que é gratuito, teve início em 2013 e, segundo a gerente, a cada turma aumenta a procura do público. “Mesmo aumentando o número de turmas, ainda temos muitas pessoas aguardando para participar. Elas serão chamadas assim que forem sendo abertas novas turmas”, diz.

Um dos instrutores do grupo da manhã do Colégio Magalhães Netto, o guarda municipal Julio Ramos conta que o principal foco do curso está no empoderamento da mulher, através da reflexão sobre a violência da qual pode ser vítima. “Um aspecto importante do treinamento é que a mulher aprende a interpretar situações de violência. Queremos que ela utilize esse treinamento como um extintor de incêndio que você só aciona quando o fogo começa queimar”, exemplifica Ramos.

Os grupos são formados por mulheres de diferentes bairros, faixas etárias e profissões. Patrícia Carlomagno é administradora e estudante de Direito. Ela conta que decidiu fazer o curso porque, ao longo de sua vida, já enfrentou situações em que seria necessário aplicar a defesa pessoal.

O medo da violência urbana foi o que levou a cabeleireira aposentada Antonieta Souza a se inscrever nas aulas. “Infelizmente, vivemos em mundo muito violento. Temos que estar preparadas para enfrentar todo tipo de situação”, comenta.