Curso de defesa pessoal no CEU Valéria certifica segunda turma de mulheres

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Valéria, coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), certificará, na segunda-feira (30), às 16h, a segunda turma do curso de defesa pessoal “Cuidando das Rosas”. Direcionado para mulheres, a capacitação ensina técnicas de proteção às vítimas de violência, assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Salvador.

O evento contará com depoimentos das participantes, apresentação da segunda turma do projeto, roda de conversa sobre políticas públicas para mulheres, com a presença de servidores da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), além da certificação de conclusão do curso às alunas. A atividade, com carga horária de 20 horas, já atendeu cerca de 50 mulheres do bairro de Valéria e pretende alcançar outras comunidades da capital baiana. No total são realizados oito encontros.

Apoio institucional – De acordo com coordenador do CEU de Valéria e idealizador do “Cuidando das Rosas”, Délio Lima, por meio do projeto, as mulheres tiveram a possibilidade de conhecer técnicas de defesa pessoal, além de aprofundar seus conhecimentos em temáticas como empoderamento feminino e autoestima, aprendendo a identificar situações de risco e o estágio de cada uma delas.

“Quando pesquisamos os índices de violência contra mulher, temos dados estarrecedores. Diante desse triste cenário, decidimos tomar uma atitude e criar o curso. Dizemos por aqui que é melhor saber se defender e não precisar usar a defesa. Esse artifício salva a vida de mulheres, pois quando a mesma lida com seu algoz, geralmente está sozinha, apesar de todo suporte institucional e jurídico que existe hoje. Nós ensinamos as mulheres a salvarem suas próprias vidas”.

Atendimentos – Em Salvador, as mulheres vítimas de violência podem contar com apoio psicossocial e jurídico em três centros de referência à mulher. Em casos em que a vítima não tenha para onde ir após a denúncia, ela é acolhida no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), que funciona 24h, na Ribeira. O telefone é o (71) 3611-6581.

De segunda a sexta-feira, as mulheres podem recorrer ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris, através do telefone (71) 3235-4268 para agendar um atendimento presencial. Caso prefira, o teleatendimento é feito pelo telefone (71) 99701-4675.

Outra opção é o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Fazenda Grande II, que pode ser acionado através do (71) 3611-5305, para agendar um atendimento presencial, ou pelo telefone (71) 98791-7817, para teleatendimento.