Logo Prefeitura de Salvador

Curso de Montagem de Sistemas Fotovoltaicos se destaca por alta empregabilidade

O curso gratuito de Instalação e Montagem de Sistemas Fotovoltaicos, promovido através do programa Treinar para Empregar, chega à 5ª turma e tem se destacado devido ao alto aproveitamento de mão de obra das pessoas que já concluíram a capacitação. Entre os 74 alunos que passaram pelo curso, 46, ou seja, mais da metade, já estão empregados e atuando na área. Além disso, estão previstas novas contratações até o final do ano. 

Caíque Lima, de 22 anos, foi aluno da primeira turma, em janeiro deste ano, e está atuando na área. Ele conta que já passou por algumas empresas, inclusive algumas renomadas. Inicialmente, trabalhou nas funções mais básicas, como a de montador, mas depois conquistou cargos mais importantes, como o de supervisor e de pessoa responsável pelo preparo de material para viagens. 

“Eu já vinha estudando a possibilidade de adentrar essa área, porém não encontrava cursos aqui em Salvador para participar. Achava em São Paulo e em outras regiões, mas o meu desejo era realizar um curso prático para absorver todo o conhecimento, todas as técnicas, todas as possibilidades, portanto eu sou muito grato à Prefeitura, juntamente com a Trecon e a Associação Baiana de Energia Solar (Abahiasolar), pela realização gratuita desse curso”, conta Lima. 

Ele, que mora em Salvador há 22 anos, ressalta que nunca tinha visto um projeto que fosse tão transformador nessa parte do mercado de trabalho quanto o Treinar para Empregar. “Foi um acerto muito grande, e eu espero que ele continue formando mais pessoas, abrindo-lhes o horizonte para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que movimenta a economia da cidade e do país”, acrescenta. 

Empregabilidade – A titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, ressalta que esse é o maior case de sucesso do Treinar para Empregar. “Com o programa e por meio desse curso específico nós conseguimos de forma efetiva unir as três pontas: a ponta do recrutador (pois a Prefeitura tem acesso ao cidadão para direcioná-lo à capacitação), a ponta do capacitador, e nesse caso, o parceiro é a Trecon, que realiza as capacitações, e a ponta do empregador, que nesse caso está representado pela parceria com a Abahiasolar que, juntamente com as empresas associadas, acompanha o programa e direciona essas pessoas, assim que saem da formação, para o mercado de trabalho”, conta. 

Mila salienta ainda que tem sido extremamente satisfatório ver a efetividade do modelo pensado pela Semdec. “As empresas têm priorizado a contratação dos egressos no curso e os alunos também têm se engajado nas atividades. O fato de conseguir uma alta empregabilidade, ou seja, um alto índice de pessoas que já saem empregadas, ajuda muito no engajamento de novas turmas”. 

O gestor da Trecon, Umaraci Lázaro, destaca as oportunidades do mercado de energia solar na Bahia. “O estado lidera a geração de energia solar no Brasil. Essa é uma área que está crescendo muito. Até as residências menores estão aderindo. Há uma grande demanda de trabalho, mas faltava mão de obra qualificada, por isso o sucesso da capacitação. E além da empregabilidade, é uma área promissora também para o empreendedorismo”. 

O próprio Caíque Lima é um exemplo desse empreendedorismo: ele montou uma empresa e trabalha como autônomo nessa área. Futuramente, conta, pretende ter um olhar mais voltado para a parte de geração de energia para carros elétricos com a utilização de energia solar, mais sustentável. 

Novos projetos – Além da parceria com a Trecon, a Semdec está firmando uma parceria com o Senai para a disponibilização de novas turmas do curso de Instalação e Montagem de Sistemas Fotovoltaicos. Está sendo planejada, ainda, uma capacitação para mulheres na área de Introdução a Projetos com técnicas de vendas de sistemas fotovoltaicos. A intenção é que o curso seja lançado em breve. 

O curso – A carga horária do curso de Instalação e Montagem de Sistemas Fotovoltaicos é de 120 horas, distribuídas em quatro módulos. Com 50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas, os alunos adquirem conhecimentos sobre o funcionamento e montagem do sistema fotovoltaico, a normatização que estabelece os requisitos de proteção para o trabalho em altura (NR35) e segurança em instalações e serviços de eletricidade (NR10).

Criado: 10 Novembro 2022

Skip to content