Logo Prefeitura de Salvador

Curso gratuito sobre os 100 anos de poesia modernista inscreve até quinta (25)

Estão abertas as inscrições para o curso “100 Anos de Poesia Modernista”, idealizado e ministrado pelo professor e mestre em Letras pela PUC do Rio Grande do Sul, Felipe Neiva. A atividade tem carga horária de 7 horas e meia, divididas em cinco aulas on-line, transmitidas pela plataforma do YouTube, a partir do próximo dia 29.

Os interessados podem se inscrever na atividade até a sexta-feira (25), por meio do link encurtador.com.br/aiwO9 ou pelo e-mail projetopoesiamodernista@gmail.com. A capacitação tem professores, bibliotecários e especialistas em literatura como público-alvo, mas também abrange o público geral. Não há limite de vagas.

“O curso nasceu da minha relação de estudioso com o modernismo e do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Ele é focado nos poetas modernistas da primeira fase, de 1922 a 1930, abordando textos, manifestos e autores, tanto os mais conhecidos, como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manoel Bandeira e Raul Bopp, quanto os menos conhecidos, a exemplo de Ronald Carvalho, Ribeiro Couto e Guilherme de Almeida”, disse Neiva.

Tropicalismo – O professor acrescenta que o curso também trata dos antecedentes do modernismo no Brasil, bem como de sua influência sobre movimentos posteriores, ilustrados pela Poesia Concreta, o Tropicalismo e a poesia contemporânea. As aulas serão acompanhadas de playlists com músicas de compositores modernistas, como Heitor Villa-Lobos, perpassando criadores da música erudita de vanguarda do Brasil e do mundo, especialmente das décadas de 1910 e 1920.

O curso “100 Anos de Poesia Modernista” foi um dos projetos selecionados pelo Prêmio Riachão, da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A ação destinou R$15 mil para cada proposta premiada, com recursos da Lei Aldir Blanc, direcionados pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Skip to content